Facebook Twitter Youtube Flickr
31/01/2019

Defesa Agropecuária interdita avícola em Bariri-SP

Uma equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que atua junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária em ação de fiscalização conjunta com a Polícia Civil do município de Bariri, região do Escritório de Defesa Agropecuária de Jaú, realizada nesta quinta-feira (31) resultou na interdição de um abatedouro de aves registrado junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp).

“É dever do serviço de defesa agropecuária do Estado coibir esse tipo de crime, que prejudica a economia e a saúde pública. Estamos vigilantes e nossos agentes de fiscalização estão espalhados por todo estado para fazer valer a lei. A fiscalização deve ser rigorosa para os fora-da-lei e instrutivas para os bem intencionados”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.

A partir do final do ano passado, através da Resolução SAA 36, de 21 de agosto de 2018 todos os estabelecimentos com registro no Sisp são obrigados a realizar as análises de dripping test (para verificar quantidade de água na carcaça de aves congeladas).

“Este estabelecimento já em outras fiscalizações, apresentou as amostras acima do padrão, o que quer dizer que o mesmo comercializa aves com excesso de água, configurando fraude, e pela reincidência, pode-se configurar fraude habitual”, disse o médico veterinário Cesar Krüger, diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa), da Defesa Agropecuária. Em situações como esta o estabelecimento é notificado e obrigado a reparar a não conformidade, devendo estar conforme nas fiscalizações seguintes.

A equipe de médicos veterinários treinados para este tipo de situação constataram in loco inúmeras outras não conformidades. “Uma das mais importantes atividades da fiscalização Sisp é coibir fraudes que levem a exposição dos consumidores a produtos impróprios. Mais fiscalizações deste tipo para coibir atitudes que lesam a economia e a saúde pública estão programadas ao longo do ano”, disse Krüger.

A Ouvidoria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é um canal disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, para que o cidadão apresente suas dúvidas, sugestões, reclamações, denúncias ou elogios.

Para encaminhar a sua manifestação à Ouvidoria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento acesse https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx

Por Teresa Paranhos