Facebook Twitter Youtube Flickr
04/09/2019

Emissão de documentos e serviços da Secretaria de Agricultura e Abastecimento na cidade de São Paulo têm novo endereço

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está atendendo em sua sede, no centro de São Paulo, os cidadãos que precisam realizar serviços e emitir documentos relacionados à produção agropecuária e trânsito de animais e vegetais. Anteriormente, esses serviços dos escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) e de Desenvolvimento Rural (EDR) de São Paulo eram realizados no Parque da Água Branca.

No local, são recebidos cidadãos residentes nos municípios de Barueri, Bertioga, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Pirapora do Bom Jesus, Praia Grande, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

No Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), que fica no 6º andar do edifício, os usuários poderão realizar o cadastro no Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), declarar a vacinação de animais e atualização de saldo, a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTA) e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), a consulta de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), cadastro de empresas que processam e embalam frutos, cadastro de aplicador, de comerciante e fabricante de defensivos agrícolas, de lojas que comercializam insumos veterinários, de estabelecimentos que comercializam aves e de aquariofilia, cadastro de empresas interessadas no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo – (SISP) ou no SISP Artesanal.

Além disso, no EDA poderão solicitar a realização de eventos agropecuários ou de concentração animal, entre outros, como de verificar processos junto à Defesa Agropecuária paulista e o Via Rápida Empresa. O contato é feito através dos telefones 5067-0175 (GEDAVE), 0463 (Defesa sanitária Vegetal), 0474 (Sisp) e 0493 (Defesa Sanitária Animal).

No Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR), no 4º andar, o usuário pode ter acesso aos serviços de extensão rural, realizar a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA) e orientações sobre associativismo e cooperativismo. O telefone para contato é (11) 5067-0461/0466 e e-mail:edr.saopaulo@cati.sp.gov.br. A Casa da Agricultura do município, que oferece orientação de engenheiros agrônomos e médicos veterinários, atende no mesmo local.

O atendimento é realizado das 8h às 17h na Praça Ramos de Azevedo, 254.

Por Paloma Minke