Facebook Twitter Youtube Flickr
21/10/2019

Governo de SP assina três termos de cooperação técnica durante 5ª edição do Cosud

Neste sábado (19), o Governador João Doria defendeu a criação de emprego e empreendedorismo como política social durante o 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Florianópolis (SC). Durante o evento, os representantes dos Executivos estaduais assinaram três termos de cooperação técnica nas áreas de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente.

Os acordos incluem trocas de softwares e tecnologias, ampliação de ações para defesa sanitária animal e estratégias para melhorar a logística e o transporte interestadual.

Acordos:

Agropecuária: A intenção com o protocolo é fortalecer as ações de defesa sanitária animal e vegetal nos estados integrantes do Cosud, compartilhando informações técnicas e aprimorando os serviços prestados. As áreas que terão prioridade neste primeiro momento serão defesa agropecuária, regulamentação da fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e vegetal, pesquisa, inovação, assistência técnica, extensão rural, abastecimento e segurança alimentar, crédito rural e fundiário e regularização fundiária.

Meio ambiente: O Governo de Santa Catarina e o Governo do Espírito Santo vão compartilhar tecnologias voltadas a licenciamento, planejamento e monitoramento ambiental. Serão cedidos ainda os softwares e documentos, como manuais de utilização e a legislação catarinense referente à área de resíduos sólidos e licenciamento ambiental.

Infraestrutura: O Grupo de Trabalho Logística e Transporte, ao considerar a relevância da temática referente às obras públicas, desenvolveu a Estratégia BIM Cosud, por meio do Termo de Cooperação Técnica, assinado pelos governadores. O Termo visa a implementação da Modelagem da Informação da Construção - BIM, que permitirá integrar as diversas fases do ciclo de uma obra de construção com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto, garantindo mais eficácia e eficiência no gasto público.

O evento reuniu ainda 14 grupos de trabalho que promoveram debates e discussões nas áreas de Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Inovação, Ciência e Tecnologia, Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, Logística e Transporte, Saúde Pública, Segurança Pública, Gestão e Planejamento, Administração Penitenciária, Controle e Transparência e Reforma da Previdência. Pela primeira vez, também houve um encontro de trabalho com representantes das secretarias de Comunicação para discutir boas práticas na área.

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro em Belo Horizonte (MG) dos governadores das regiões Sul e Sudeste, e também teve edições em São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES). A próxima reunião será realizada em janeiro de 2020, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Por: Adriana Luiza Costa de Almeida