Facebook Twitter Youtube Flickr
22/10/2019

II Curso de Sanidade Apícola de São Paulo é realizado em Pindamonhangaba até 24 de outubro

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza de 22 a 24 de outubro, em Pindamonhangaba, o II curso de Sanidade Apícola de São Paulo, promovido pelo Instituto Biológico e Coordenadoria de Defesa Agropecuária, direcionado a profissionais que atuam nos programas oficiais de prevenção, controle e erradicação de doenças que possam afetar o plantel apícola nacional.

O programa foi planejado para possibilitar embasamento teórico e prático básicos e interatividade dos participantes e preparar tecnicamente os profissionais que atuam no sistema de saúde animal do Estado de São Paulo para executar as ações do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb), incluindo ações necessárias para a inspeção, colheita e transporte adequados das amostras oriundas de colmeias de abelhas Apis mellifera africanizadas, com práticas para consolidação dos conhecimentos.

O Programa Estadual de Sanidade das Abelhas ((PESAb), foi instituído no Estado pela Resolução SAA n° 41, de 02-10-2019 para garantir o cumprimento da legislação federal de prevenção, controle e erradicação de doenças e pragas das abelhas do gênero apis e abelhas nativas do Brasil.

Entre as principais medidas estão a implantação de projetos de controle, combate e erradicação, específicos para as doenças e pragas; ações sanitárias para intensificar a vigilância epidemiológica; normas para o trânsito intraestadual de abelhas, colmeias e seus produtos e materiais apícolas; definição de critérios para mitigação de risco relacionado ao uso de defensivos em áreas de pasto apícola e arredores, visando à proteção da saúde das abelhas e das colmeias, entre outras. A legislação também determina a obrigatoriedade da comunicação de mortandade de colônias de abelhas, suspeita ou ocorrência de doenças e pragas.

Programação:

22 de outubro

13h00 – Abertura

13h30 - Procedimento Operacional Padrão para Atendimento a Notificação de Suspeita de Doenças - Maria Carolina Guido – médica veterinária responsável pelo PESAb.

14h30 - Atendimento à Notificação de mortandade de abelhas por suspeita de uso de agrotóxicos de afins em área agrícola - Simael Rosim – engenheiro agrônomo assistente de planejamento do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo - CFICS/CDA.

16h00 - Procedimento de coleta nos casos de suspeita de uso de agrotóxicos - Eliane Vieira – química - pesquisador científico – IB.

23 de outubro

08h00 - Doenças de crias - Érica Weinstein Teixeira - zootecnista - Pesquisador Científico - IB.

13h30 - Doenças de abelhas adultas - Érica Weinstein Teixeira.

24 de outubro

08h00 - Importância da colheita para o diagnóstico diferencial - Érica Weinstein Teixeira - zootecnista - Pesquisador Científico - IB.

11h30 - Prática: campo - Érica, Maria Luisa, Ronaldo

SERVIÇO:

II Curso de Sanidade Apícola de São Paulo

Data: 22 a 24 de outubro de 2019

Local: Laboratório Especializado de Sanidade Apícola – Av. Prof. Manoel César Ribeiro, 1920 - Pindamonhangaba-SP (entrada pelo Polo Regional Vale do Paraíba, ao lado do aeroclube).

Por Teresa Paranhos