Facebook Twitter Youtube Flickr
19/11/2019

Secretaria é parceira da USP na realização de treinamento prático sobre acidentes de trânsito com animais

O coordenador da Defesa Agropecuária, Eduardo Soares de Camargo participa nesta quinta-feira, 21 de novembro da abertura do primeiro treinamento prático de capacitação da Plataforma Unificada para Responder aos Acidentes Envolvendo Animais (PURAA), que será realizado às 7 horas, no auditório Professor Dr. Armando Chieffi, do Departamento de Nutrição e Produção animal, no Campus Fernando Costa, da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga-SP.

O conceito do Projeto PURAA é um tema emergente, que visa ações multidisciplinares para a solução de problemas complexos entre a USP, a Polícia Rodoviária do estado de São Paulo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo e o Grupo Arteris.

Este projeto multi-institucional teve início em 2017, motivado pela percepção do grande número de acidentes rodoviários com animais no estado. Trata-se de um modelo inovador na fiscalização de transporte e acidentes com animais, com foco no que vem sendo chamado de “bem-estar único”, conceito que engloba o bem-estar de humanos, animais e o meio ambiente.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria responsável pela fiscalização sanitária do trânsito de animais em todo o Estado colaborou na construção do projeto e participará do evento com uma equipe de profissionais médicos veterinários envolvidos nas atividades dentro de sua área de competência.

Por Teresa Paranhos