Facebook Twitter Youtube Flickr
16/01/2019

Secretaria libera o primeiro registro de comércio de agrotóxicos para e-commerce

O primeiro registro de e-commerce para comercialização de agrotóxicos no estado de São Paulo foi entregue, nesta terça-feira, 15 pelo coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Eduardo Soares de Camargo à Instaagro Soluções em Agronegócios Ltda, representada pelo cofundador da empresa, Rodrigo Santini, na presença dos engenheiros agrônomos Marcelo Jorge Chaim, diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal e Rafael de Melo Pereira, diretor do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS).

A empresa ira funcionar através do site que será integrado ao sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), vinculado à Coordenadoria. Quem acessa a plataforma encontra produtos – agrotóxicos, fertilizantes, sementes, entre outros produtos.

O comércio de agrotóxicos em plataformas e-commerce é uma realidade que caminhava num vácuo legal. “Com a regulamentação, ganham as lojas que trabalham de forma correta, o consumidor e principalmente o estado, que ganha mais uma ferramenta no combate ao roubo de agrotóxicos ou mesmo o comércio de produtos ilegais, que sempre utilizou o comércio eletrônico como meio de fomentar suas ilicitudes.”, disse Pereira, diretor do CFICS.

Base Legal

Após varias rodadas de reuniões com o setor de distribuição e agrotóxicos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento publicou a Resolução SAA nº 59/2018, que regula o comércio eletrônico de agrotóxicos.

Trata-se de um mercado em crescimento acelerado e carente de uma regulação mais criteriosa, visto sua atuação diferenciada, com grande abertura de vendas. A primeira empresa a ser registra junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária é a “Instaagro”, uma plataforma de marketing e de comercialização de insumos agrícolas. A empresa esta registrada sob o número CDA 4015.

A Resolução SAA nº 59 pode ser acessada no site da Defesa Agropecuária pelo endereço: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/resolucao-saa-59-de-21-12-2018,1227.html

Instaagro Soluções em Agronegócios Ltda - https://instaagro.com/

Por Teresa Paranhos