Facebook Twitter Youtube Flickr
16/10/2020

Agricultura Conservacionista e Legislação é tema do VIII Ciclo de Palestras sobre Manejo e Conservação do Solo e da Água

Evento on-line será transmitido no Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

O VIII Ciclo de Palestras sobre Manejo e Conservação do Solo e da Água, com o tema Agricultura Conservacionista e Legislação será realizado on line, dia 20 de outubro de 2020, das 17 às 19 horas, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

Agricultura Conservacionista é um conceito da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura. “é um sistema de agricultura que promove a manutenção de uma cobertura permanente do solo, o mínimo de perturbação do solo ou plantio direto e a diversificação de espécies de plantas. Aumenta a biodiversidade e os processos biológicos naturais acima e abaixo da superfície do solo, o que contribui para o aumento da eficiência do uso de água e nutrientes e para a melhoria e sustentação da produção agrícola (FAO, 2019)”.

Como informa a engenheira agrônoma Maria Argentina Nunes de Mattos, do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto, uma das organizadoras e incentivadora deste evento que vem sendo realizado desde 2013, foram programadas três palestras:

- Agricultura Conservacionista, Conceito e Implantação no Estado de São Paulo, com ênfase em cana-de-açúcar, pelo pesquisador Doutor Denizart Bolonhezi, do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto.

- Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), conceito e como está esse sistema no estado de São Paulo, pelo pesquisador e Professor Doutor Edemar Moro, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente.

- E a palestra sobre plantio direto com exemplos da transformação da agricultura convencional ou pastagem degradada em agricultura conservacionista com implantação do sistema de plantio direto na palha - exemplos de Ocauçu (EDA Marília) e Capela do Alto (EDA Sorocaba) e outros que tiver da região de Ourinhos e Assis, pelo engenheiro agrônomo Márcio Minoro Harada Orozimbo, do Escritório de Defesa Agropecuária de Ourinhos.

A moderação será feita pelo engenheiro agrônomo Doutor Oswaldo Julio Vischi Filho, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Para participar o interessado deve acessar https://www.youtube.com/user/agriculturasp

Por Teresa Paranhos