Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
03/09/2020

Covid-19: contaminação através de embalagens é tema de webinar gratuito do Instituto de Tecnologia de Alimentos

Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo está com inscrições abertas até preencher as vagas do evento, que ocorre no dia 17.

Para esclarecer os consumidores sobre a transmissão do vírus responsável pela atual pandemia via alimentos ou suas embalagens, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, oferece um webinar gratuito no próximo dia 17, às 17h, com inscrições no endereço https://cutt.ly/OfbW5fg até o preenchimento das 500 vagas.

O evento on-line terá como palestrantes dois pesquisadores do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, abordando a viabilidade do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, em diferentes superfícies, design das embalagens pós-pandemia, algumas tendências de mercado e aspectos da sustentabilidade como o afrouxamento de medidas restritivas de plásticos descartáveis e a interrupção da cadeia de reciclagem.

\"A persistência do vírus em superfícies inanimadas depende de diversos fatores como temperatura, umidade relativa, radiação solar, natureza da superfície e carga viral\", comenta Gustavo Moraes, bacharel e mestre em Química, que falará sobre o assunto assim como sobre demandas e oportunidades do mercado. Já Leda Coltro, bacharel em Química, mestre e doutora em Físico-Química, apresentará o efeito da pandemia em relação à economia circular. “Muitos consumidores se sentem seguros consumindo produtos embalados\", lembra.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.