Facebook Twitter Youtube Flickr
23/10/2020

Luiz Henrique Barrochelo é o novo coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo tem novo coordenador. Luiz Henrique Barrochelo, 41 anos, é médico veterinário formado em 2002 pela Universidade de Marília e especialista em higiene e inspeção e em tecnologia de produção industrial de pescado, pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos.

Atuou na iniciativa privada em indústrias de exportação de pescado marinho e de aquicultura continental nos cargos de gerente de controle de qualidade, responsável técnico (RT), gerente industrial e comércio internacional. Recebeu missões oficiais do Food and Drug Administration (FDA) e União Europeia (EU).

Aprovado em concurso público, ingressou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento em 2008 junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, sendo lotado na Unidade de Defesa Agropecuária (UDA) de Buritama, do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de General Salgado. Ocupou o cargo de assistente de planejamento no EDA de General Salgado e também no EDA de Araçatuba onde em 2015 assumiu a Diretoria Técnica de Divisão.

Atuando junto à Coordenadoria participou do primeiro simulado de emergência em doença vesicular, em Cáceres-MT, promovido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, da Organização Pan-Americana de Saúde (Panaftosa/OPAS/OMS) e de missão para vacinação oficial na fronteira do Paraguai.

O novo coordenador é membro do Grupo Especial de Atenção a Suspeitas Emergenciais (Gease); auditor do Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov); responsável pelo programa de vigilância sanitária animal (fiscalização de trânsito e eventos de concentração animal); membro do grupo técnico de mosca dos estábulos e atua na fiscalização de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

A nomeação do oitavo coordenador da Defesa Agropecuária foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta sexta-feira, 23 de outubro de 2020, em face de exoneração do economista Eduardo Soares de Camargo que assume o cargo de assessor técnico junto ao gabinete do Secretário de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.

Por Teresa Paranhos