Ação da Defesa Agropecuária deflagra produção de queijo clandestino na região de Bauru
Ação da Defesa Agropecuária deflagra produção de queijo clandestino na região de Bauru
Estabelecimento atuava sem registro juntos órgão de inspeção oficial e não respeitava preceitos básicos higiênico/sanitários.
Uma ação do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, realizada na manhã de quarta-feira, 10 de fevereiro, no município de Iacanga, região do Escritório de Defesa Agropecuária de Bauru culminou com a apreensão e destruição de 910 quilos de derivados lácteos impróprios para o consumo.
A equipe de fiscais formada por quatro médicos veterinários chegou até o local por meio de denúncia recebida via canal \"fale conosco\", disponível no site da Coordenadoria (www.defesa.agricultura.sp.gov.br). As denúncias também podem ser feitas à ouvidoria do estado de São Paulo, que pode ser acessado através do mesmo site.
Os implicados foram orientados a deixarem da clandestinidade, se registrarem junto ao SISP (serviço de inspeção estadual) e, dessa forma, tendo sido atendido todos os preceitos higiênico-sanitários, produzirem seus derivados lácteos com segurança para os consumidores. No entanto, apesar das informações prestadas aos implicados foi emitido o auto de infração e todos os produtos clandestinos foram destruídos no aterro sanitário do município.
“A Secretaria da agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, continuará a investir em inteligência e a contar com o empenho de seu corpo técnico no combate a circulação de produtos clandestinos que tanto colocam em risco a saúde da população paulista”, disse o médico veterinário João Gustavo P Loureiro, assistente técnico de gabinete da Defesa Agropecuária.
A fiscalização contou com o apoio de sua coirmã, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Por Teresa Paranhos