Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
12/07/2021

Bananicultores do Vale do Ribeira falam sobre o setor com equipe da Secretaria

Nesta segunda-feira, 12/07, o secretário de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges e sua equipe receberam representantes da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, acompanhados pelo deputado federal Samuel Moreira.

Ezio Borges, presidente da ABAVAR, e Sílvio Romão, diretor de exportação, falaram sobre a bananicultura e as dificuldades enfrentadas pelo setor. Os representantes da entidade também mostraram preocupação com uma nova doença detectada no Panamá, que atinge os bananais, chamada Fusariose raça 4 tropical (FocR4T).

Essa doença foi detectada recentemente na Colômbia, mas não foi registrada no Brasil ainda. “A Secretaria de Agricultura está realizando testes, junto com o Ministério da Agricultura, para detectar essa nova doença. Por enquanto, não temos confirmação dela no Brasil”, afirmou o coordenador de Defesa Agropecuária Luís Bianco.

“A bananicultura responde pela maior parte da produção agrícola do Vale do Ribeira, gera empregos e renda para a população. Os representantes da ABAVAR formalizarão para a Secretaria da Agricultura algumas pautas do setor, com o apoio do deputado federal Samuel Moreira, e vamos atuar para apoiar ainda mais o desenvolvimento da bananicultura”, complementou o secretário Itamar Borges.

Além do secretário Itamar Borges e do deputado federal Samuel Moreira, participaram do encontro o secretário executivo da SAA, Francisco Maturro, presidente da ABAVAR, Ezio Borges, o diretor de exportação, Sílvio Romão, o diretor comercial, Orvalho Dan, o coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Bianco, a diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia, a pesquisadora da APTA Adriana Verdi, e os assessores técnicos Ariel Mendes e Alberto Amorim.