Facebook Twitter Youtube Flickr
07/12/2021

Controladores de Javali participam do Circuito de Capacitação Sanitária em Barretos, Rancharia e Itu

Atualizado em 07/12/2021 às 00h00

Controladores de Javali participam do Circuito de Capacitação Sanitária em Barretos, Rancharia e Itu

O próximo treinamento será realizado no dia 10 de dezembro em Itu

Devido à alta demanda e interesse dos controladores de javali (Sus scrofa) do estado de São Paulo, o II Circuito de Capacitação foi realizado no municípios de Barretos, na quarta-feira, 01 de dezembro, com a participação de 40 controladores e nesta terça-feira, 7 será realizado das 18 às 21h30m, no Lions Clube de Rancharia, com um total de 168 controladores.

A capacitação prevê o treinamento de manejadores em assuntos fundamentais como a vigilância epidemiológica de doenças dos javalis que podem também ser transmitidas aos suínos domésticos, aos cães utilizados no manejo e aos próprios manejadores (zoonoses), a pesquisa, o conhecimento sobre como o javali atua no estado de São Paulo, e sobre a importância da colheita de sangue para análises destes animais.

Esse treinamento faz parte do componente cinco, “Sorologia em Suínos Asselvajados”, das ações do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, que tem como um dos objetivos fortalecer a capacidade de detecção precoce de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana(PSA), Síndrome Respiratória Reprodutiva Suína (PRRS).

Fazem parte do conteúdo as implicações sanitárias da invasão da espécie e o risco de disseminação de doenças; abordagem da invasão do javali no contexto da “Saúde Única”; zoonoses transmitidas por manipulação e consumo de javalis; doenças de notificação oficial internacional: riscos à pecuária e impactos econômicos; reconhecimento de lesões e como proceder frente a suspeitas de síndromes hemorrágicas (Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana) e Síndromes Vesiculares (ex. Febre Aftosa); orientações para colheita e acondicionamento de mostras sangue/soro sanguíneo de javalis post mortem para vigilância oficial e monitoramento sorológico; e a destinação de resíduos do abate para controle populacional de javalis (carcaças e vísceras).

A capacitação é realizada pela equipe técnica pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento que atua junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária e coordenada pelos médicos-veterinários Artur Felício, que responde pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos e Maria Carolina Guido, que responde pelo Programa de Comunicação e Educação em Saúde Única.

O próximo treinamento será realizado na sexta-feira, dia 10/12, no Hunters Clube de Tiro, no município de Itu. Para o início do próximo ano estão agendadas a realização do evento nos municípios de Santa Rita do Oeste, Buritama, Lins, Piracicaba e Dracena.

Por Teresa Paranhos

x