Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
03/11/2021

Dia 3 de Novembro – Comemoração do Dia Mundial da Saúde Única

Você sabe o que é Saúde Única, ou One Health?

As interações ecológicas entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras e podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses.

Em 1984, o médico veterinário norte-americano Calvin W. Schwabe (1927-2006) discutiu e reforçou a importância da junção entre saúde humana, animal e ambiente no livro intitulado “Veterinary Medicine and Human Health”, no qual adotou a expressão One Medicine, que mais tarde passa a ser conhecida como One Health, ou Saúde Única.

Assim, Saúde Única é um conceito que representa uma visão integrada, ou uma abordagem colaborativa, multissetorial e transdisciplinar, entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental - trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global - com o objetivo de alcançar resultados de saúde ideais, reconhecendo a interconexão entre pessoas, animais, plantas e seu ambiente compartilhado.

A Saúde Única vem ganhando espaço cada vez maior dentro das discussões científicas que tratam de questões ligadas à saúde e à epidemiologia. E, a partir de 2007, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), passam a desenvolver estratégias conjuntas dentro deste conceito, com o objetivo de reduzir os riscos emergenciais e a disseminação de doenças infecciosas resultantes da interface entre animais, humanos e ecossistemas, com redução dos riscos para a saúde global.

Dia Mundial da Saúde Única

O dia 03 de Novembro de 2021 marca o 6° ano de comemoração do dia da Saúde Única, comemorado desde 2016 por iniciativa da One Health Commission, a One Health Platform e a One Health Initiative Team, e tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma abordagem de saúde única para lidar com ameaças de saúde compartilhadas na interface humano-animal-ambiente, oferecendo uma oportunidade para que especialistas e a comunidade possam se unir na educação e conscientização da Saude Única.

Coordenadoria de Defesa Agropecuária e a Saúde Única

A comunicação, coordenação e colaboração entre os parceiros que trabalham com saúde animal, humana e ambiental, bem como outras áreas relevantes, são uma parte essencial da abordagem da Saúde Única. Trabalhar juntos nos permite ter o maior impacto na melhoria da saúde de pessoas, animais e nosso ambiente compartilhado.

Neste sentido, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária apresentou ao Governo do Estado uma proposta de um Decreto para instituição de uma Comissão Técnica, composta por membros da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente, para elaboração e gestão do Plano Estadual de Comunicação e Educação em Saúde Única no estado de São Paulo, que é considerada como uma atividade estratégica e um instrumento de Defesa Agropecuária do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

O SUASA foi regulamentado pelo Decreto Nº 5.741/2006, possui o propósito de organizar as ações de vigilância e defesa sanitária dos animais e vegetais, sob a coordenação do Poder Público nas várias instâncias federativas e no âmbito de sua competência, articulando-se com o Sistema Único de Saúde no que for atinente à saúde pública, visando a promoção da saúde (de pessoas, animais e do meio ambiente).

No estado de São Paulo, os profissionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária são os responsáveis pela execução das atividades de defesa sanitária animal e vegetal para prevenir e controlar a ocorrência de doenças e pragas de peculiar interesse do estado, protegendo a saúde dos rebanhos, da população e do meio ambiente.

Muitas pessoas podem não perceber o impacto que podem ter na melhoria da saúde humana, animal e ambiental, mas todos têm um papel a cumprir, a responsabilidade pela saúde humana, animal e ambiental devem ser compartilhados entre os setores públicos e privados.

Neste Dia mundial da Saúde Única, convidamos você a aprender mais sobre as conexões entre a saúde humana, animal e ambiental e a promover uma abordagem em Saúde Única para criar um mundo mais saudável para todos.