Em visita a CATI e CDA de Sorocaba, Itamar Borges conhece agricultor familiar beneficiado por crédito emergencial
Em visita a CATI e CDA de Sorocaba, Itamar Borges conhece agricultor familiar beneficiado por crédito emergencial
Os Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR-CATI) e de Defesa Agropecuária (EDA-CDA) receberam a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Itamar Borges, e do secretário-executivo, Francisco Matturro. Durante a visita, a equipe pode conhecer agricultor familiar que está recebendo crédito emergencial da Secretaria.
Localizados em Sorocaba, as unidades da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI-CDRS) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) atendem 19 municípios paulistas, que têm a silvicultura, olericultura, fruticultura e pecuária de corte como principais atividades agropecuárias.
Borges e Matturro foram recepcionados no EDR pelo diretor, Luiz Antonio de Proença, e pelo coordenador da CATI, Alexandre Grassi, e no EDA pelo diretor, Ricardo Ferrari Silva, e pelo coordenador da CDA, Luís Fernando Bianco.
A equipe conheceu o produtor de legumes, André Ricardo de Oliveira, de Sorocaba, um cooperado da Coopguaçu. O agricultor familiar, com propriedade de sete hectares, foi atingido pela geada e crise hídrica e agora está conseguindo recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para crédito emergencial.
\"Esse recurso vai ajudar muito, tem taxa de juros baixa e vai fortalecer a minha produção. Queremos triplicar esse dinheiro\", contou o agricultor.
Itamar Borges lembrou que esse recurso viabilizado pelo DesenvolveSP foi autorizado pelo governador João Doria e pelo vice-governador Rodrigo Garcia. \"Liberamos R$ 100 milhões em crédito emergencial para atendimento aos produtores afetados pela pandemia, seca e geada. Esse recurso está sendo fundamental para a retomada econômica\", afirmou Borges.
Nesse mês de novembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP celebra seus 130 anos de atuação em prol de um agro forte e inovador. \"Encontramos grandes tesouros dentro da Secretaria, pessoas dedicadas a casa e a causa\", afirmou Matturro ao time da Secretaria.
Por Fernanda Domiciano