Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
28/10/2021

Evento em Guapiara recolhe 7.000 quilos de embalagens vazias

A entrega de embalagens vazias é uma ação que faz parte da Semana do Campo Limpo, na qual o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e seus parceiros realizam ações que visam conscientizar e divulgar a importância da devolução das embalagens dos produtos já utilizados pelos produtores rurais em suas lavouras. As ações ocorrem em vários postos ou centrais que recebem embalagens, ou em locais em que parcerias foram estabelecidas, ou por revendas em municípios sem estes locais ou pela própria prefeitura.

A 12ª entrega de embalagens vazias no município de Guapiara foi realizada no dia 22 de outubro por funcionários da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP), treinados e utilizando corretamente seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI), fizeram a separação e a contagem das embalagens devolvidas, armazenando-as em embalagens de grande capacidade (bags de mil quilogramas). Em contrapartida os produtores rurais obtém um recibo como comprovação da sua devolução, sendo que este recibo deve ser guardado por um ano da data da devolução para fins de fiscalização (Decreto Federal 4.074/2002, Art. 53, § 3º).

Na oportunidade, 155 produtores rurais foram devolver as embalagens utilizadas e foram recolhidos 7.000 quilogramas de embalagens (150 bags), sendo utilizados cinco caminhões para a retirada destes materiais.

Pela legislação atual os produtores rurais devem devolver as embalagens após um ano da compra do produto (Decreto Federal 4.074/2002, Art. 53). O ato da devolução dessas embalagens é conhecido como logística reversa, sendo que o Brasil recolhe 94% das embalagens produzidas (fonte: inpEV).

Participaram do evento o Prefeito do munícipio de Guapiara, Matheus Freitas, assim como representantes de revendas agropecuárias da cidade e região, apoiadores do evento além da Casa da Agricultura de Guapiara, do Escritório de Desenvolvimento Rural de Itapeva.

A Coordenadoria de Defesa agropecuária teve participação no evento com a presença dos servidores Cássio Lopes Machado, Heli Rodrigues de Moraes Filho, Francisco de Assis Aguiar e Simael Rosim.

É papel da Defesa Agropecuária, a fiscalização da devolução correta das embalagens já utilizadas, tanto verificando se os produtores rurais estão devolvendo, quando verificando se os postos ou centrais estão devidamente registrados junto ao órgão e licenciado na CETESB e que mantenha o controle das informações das embalagens recolhidas, assim como dos recibos emitidos.

A promoção de ações itinerantes de recolhimento de embalagens é sempre incentivada, pois além de facilitar a devolução das embalagens, evita que as mesmas sejam indevidamente descartadas ou mesmo reutilizadas de forma que possa prejudicar as pessoas e ao meio ambiente.

O estado de São Paulo consta com 70 postos ou centrais de recebimento de embalagens vazias registrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Por Defesa Agropecuária