Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
02/09/2021

Governo do Estado renova convênio de R$ 2,9 mi para intensificar ações de defesa sanitária na avicultura

O convênio integra as atividades de vigilância sanitária para o monitoramento das doenças da avicultura

Visando a conjugação de esforços na implementação de ações de defesa sanitária animal, voltadas ao Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo renovou, no dia 26 de agosto, o convênio com a Associação Paulista de Avicultura (APA). Os trabalhos são executados em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Pasta, responsável por controlar as principais doenças que envolvem a avicultura, como a Influenza Aviária, Newcastle, Salmonelose e Micoplasmose. Com a renovação, que terá a validade de doze meses, a Secretaria repassará à APA o auxílio financeiro no valor de R$ 2,9 milhões.

Esse recurso possibilitará à APA disponibilizar nove médicos veterinários e pessoal administrativo para atuação em ações conjuntas com o serviço veterinário oficial em defesa da avicultura paulista. A parceria é essencial para que se façam cumprir, no estado de São Paulo, as atividades do PESA, com destaque para o cadastramento e renovação dos registros dos estabelecimentos avícolas do Estado.

A negociação para o desenvolvimento deste acordo contou com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, e do coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Fernando Bianco, no apoio às negociações.

A avicultura é uma atividade dinâmica e o suporte do setor privado é fundamental para que o Estado e o País se mantenham livres das enfermidades que não só causam prejuízo na saúde animal, mas também têm impacto na saúde pública.

A Defesa Agropecuária desenvolve ações específicas no controle e erradicação de doenças e no aperfeiçoamento de legislações voltadas à sanidade dos rebanhos, das culturas e dos alimentos, visando proteger a saúde humana e dos rebanhos e preservar o solo agrícola e o meio ambiente, com benefício direto à sociedade.

Por Teresa Paranhos