Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
18/03/2021

IZ abre inscrição para 2ª Prova de Eficiência e Performance Boi com Bula® para obter Super Touros, em parceria com a BrasilcomZ

Para avaliar reprodutores em características de importância econômica, simulando o sistema de produção de um boi de corte, criado e recriado a pasto e confinado para terminação, o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a BrasilcomZ realizará a “2ª Prova de Eficiência e Performance Boi com Bula® - IZ”, aberta aos produtores de touros. Os animais deverão desembarcar entre os dias 05 e 09 de abril de 2021, na unidade de Sertãozinho (SP).

“O formato do evento visa interação de pesquisadores com o setor produtivo por meio de apresentações e debates sobre critérios e índices de seleção importantes para raça Nelore”, ressalta Joslaine Cyrillo, diretora do Centro avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte.

Na 1ª edição da Prova, em 2020, houve a participação de 29 criatórios e 103 animais inscritos. Quatro touros foram contratados por centrais de inseminação artificial ao final da prova e os 50% melhores colocados no ranking foram comercializados no ‘8º Leilão BoicomBula Premium’, durante a Expogenética, e a média de preço chegou a R$ 21.221,43”.

Prova

Com diferentes modalidades de classificação, a proposta da BrasilcomZ é reforçar a importância de testes fenotípicos, buscando referências objetivas para seleção de reprodutores por meio de tecnologias tradicionais e contemporâneas.

Nas modalidades de classificação, para Nelore Mocho e Padrão, estão índice fenotípico que contempla ganho em peso, peso final ajustado para idade média da prova, melhor indivíduo e melhor trio nos julgamentos de morfologia, e julgamento frigorífico para melhor indivíduo, além de eficiência alimentar para alcançar o nível elite ou superior nas características Ganho médio diário durante a prova; peso final ajustado para idade média da prova.

Ao final da prova será realizada a segunda edição do simpósio “Ciência na Prática” com especialistas de diferentes temas relacionados ao melhoramento e seleção de bovinos de corte. “Também serão abordados critérios de julgamento e avaliações morfológicas, propiciando um ambiente saudável de debates sobre os rumos da Seleção da raça Nelore no Século 21”, destaca Willian Cury, diretor da BrasilcomZ.

Para saber mais sobre as normas e outros detalhes para participação e inscrições acesse https://bit.ly/BoicomBulaIZ-2021