Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
07/10/2021

Programa Água É Vida garante segurança hídrica para SP e benefícios aos produtores rurais

Lançamento do Programa foi feito nesta quinta-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes

O Governo do Estado de São Paulo anunciou hoje, dia 7, o programa Água É Vida, que traz segurança hídrica para a população paulista como um todo, além de benefícios aos produtores rurais que ficam com a sua capacidade de armazenamento de água potencializada.

Mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o Estado serão beneficiadas com os investimentos feitos de R$ 400 milhões em ações como perfuração de poços em 120 cidades e revitalização de 3 mil quilômetros de rios ao longo de 260 municípios.

“Aqui não há conflito entre meio ambiente e agronegócio, estabelecemos diálogo e construção de propostas. O programa ‘Água É Vida’ é um exemplo disso”, comentou João Doria.

Na mesma linha, falou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido: “Estabelecemos uma cooperação técnica entre dois setores fundamentais para melhorar para a nossa qualidade de vida e para o nosso desenvolvimento: o meio ambiente e a agricultura. Porque precisamos estar juntos e não existe divisão, trabalhamos juntos e de maneira uníssona”.

O evento ainda contou com o vice-governador, Rodrigo Garcia, a diretora de Sistemas Regionais da Sabesp, Monica Porto, com o secretário de Projetos, Orçamento e Gestão, Nelson Baeta, o secretário-chefe da Casa Civil, Cauê Macris, a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, representando todos os prefeitos presentes, o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, além dos deputados federais Baleia Rossi e Arnaldo Jardim, dos deputados estaduais Ricardo Madalena e Barros Munhoz, entre diversas lideranças políticas presentes.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, o Programa permite maior capacidade de reservarão de água pelos agricultores - condição fundamental para o enfrentamento à crise hídrica -, com água para a produção agropecuária que garante o abastecimento com alimentos à população.

Programa Água É Vida

Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Água é Vida está dividido em quatro eixos principais: “Águas Subterrâneas”, “Rios Vivos”, “Barramentos” e “Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento”.

No eixo Águas Subterrâneas, o Estado vai investir R$ 141 milhões para perfurar 138 poços tubulares em 120 municípios que não são atendidos pela Sabesp.

Já o Rios Vivos prevê a revitalização de cerca de 3 mil quilômetros de cursos d´água no período de um ano.

Já a parceria entre as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento prevê a elaboração de uma resolução técnica conjunta para simplificar procedimentos do agronegócio e, simultaneamente, garantir proteção hídrica e ambiental no campo.

Também nesta quinta, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente publicou portaria que amplia a dispensa de licença para execução de limpeza de drenos e reservatórios de água para irrigação. A licença era necessária apenas para serviços de áreas maiores que um hectare. Agora, a autorização será exigida apenas para áreas acima de cinco hectares, o que deve agilizar os serviços de limpeza e proteção de espelhos d’água.

Por Assessoria de Comunicação