Facebook Twitter Youtube Flickr
15/04/2021

Secretaria de Agricultura e Abastecimento libera emissão de GTA eletrônica para abelhas

O criador de abelhas já pode emitir a GTA para a movimentação de suas colmeias a qualquer hora e em qualquer lugar

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo habilitou acesso para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica para abelhas, garantindo mais agilidade ao apicultor e ao meliponicultor. A emissão do documento através do sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária já está disponível para que o criador possa emitir a guia para qualquer finalidade de trânsito dentro do território paulista.

“A GTA é um documento zoosanitário necessário para movimentação das colmeias dentro do território nacional que dá segurança ao produtor e permite que o serviço veterinário oficial, através da rastreabilidade sanitária possa tomar medidas urgentes para detecção, controle e erradicação doenças das abelhas, que possam comprometer a produção e trazer prejuízo econômico ao produtor”, disse a médica veterinária Maria Carolina Guido, responsável junto à Defesa Agropecuária pelo Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb).

Para ter acesso a esse benefício é preciso estar cadastrado sistema. As orientações estão disponíveis no endereço: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/?/cadastro-de-apicultor-e-ou-meliponicultor-na-defesa-agropecuaria/&cod=113

Por Teresa Paranhos