Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
05/11/2021

Secretaria e Ministério da Agricultura reúnem-se para mais ações integradas

Secretário Itamar Borges, Secretário-Executivo Francisco Maturro e a equipe da SAA receberam integrantes do Ministério da Agricultura na manhã desta sexta-feira

Durante a manhã de hoje, cinco de novembro, integrantes da Secretaria de Agricultura receberam na sede da Praça Ramos de Azevedo os representantes do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Entre os temas tratados foram discutidos assuntos sensíveis como a adesão do Estado de São Paulo ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e a retirada da vacina contra febre aftosa.

O Secretário Itamar Borges e equipe destacaram que São Paulo vem investindo muitos recursos para cumprir as metas estabelecidas pelo MAPA. Disse ele; “Temos usado de todas as nossas forças, políticas e administrativas, para atender o Ministério. Temos investido recursos próprios, contratado novos profissionais para irem à campo e buscado apoio junto aos pecuaristas. A missão que me foi incumbida pelo Governador João Dória vai ser cumprida. Fizemos em tempo recorde a aprovação da lei dos artesanais, e com a nossa pecuária, não será diferente”, e continuou; “Tenho que agradecer o apoio da Ministra Tereza Cristina que desde do meu primeiro dia à frente desta pasta, tem nos apoiado muito. Eu e ela concordamos que diferenças políticas pontuais não são maiores que os pedidos do setor”, concluiu.

Já o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal atestou que os avanços que São Paulo tem alcançado são significativos – disse ele; “Nós temos constatado o progresso do Estado de São Paulo nesta questão sensível, em busca de sua adesão ao SISBI e do tema da vacinação. Seus esforços são louváveis e o Governo Federal está pronto para lhes ajudar ainda mais”, finalizou.

Por fim, todos os presentes foram informados que a Secretaria de Agricultura está em fase final da produção de um decreto específico sobre o tema e que será acompanhado de duas resoluções para efetivação do mesmo.

Estiveram presentes, pela Secretaria; Ricardo Lorenzini, Chefe de Gabinete – Luis Fernando Bianco, Coordenador da Defesa - Ariel Mendes, Assessor Institucional – Fernando Buchala, Wander Dias, William Alves Corrêa e Bruno Bergamo da CDA. Pelo Ministério; Gabriel Torres, Gestor do PNEFA do Estado de SP – Danilo Tadashi, Chefe da Divisão Agropecuária da SFA/SP - Andrea Moura, Superintendente SP e Geraldo Moraes.

Por Octávio Muniz/ Comunicação SAA