Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
20/08/2021

Secretário assina resolução que reconhece o bem-estar animal no 44º Campeonato Nacional da ABQM e cria a Câmara Setorial da Equideocultura

O secretário de Agricultura, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro estiveram no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), na sexta-feira, dia 20, durante o 44º Campeonato Nacional da Associação do Quarto de Milha (ABQM).

Atendendo ao pedido da associação, o secretário de Agricultura assinou, durante o evento, uma resolução que reconhece o protocolo de boas práticas e bem-estar animal para a competição da ABQM. Além disso, também autorizou a constituição da Câmara Setorial da Equideocultura.

O presidente da ABQM, Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, o Caco, os vice-presidentes Fernandes e Jonatas, o conselheiro Betão, e o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) e superintendente da ABQM, Manuel Rossitto, receberam o secretário que entregou os troféus das competições realizadas.

O presidente da ABQM, Caco Auricchio disse que \\\"O Estado de São Paulo está dando um grande passo ao reconhecer uma Equideocultura\\\" e explicou a importância da assinatura do documento em Araçatuba durante o Campeonato Nacional. “Foi um momento simbólico para todos que amamos e fomentamos a raça e o bem-estar dos nossos animais. São Paulo saiu na frente e agora passa a ser um exemplo para todo o País”, avaliou. Caco também expôs que é uma iniciativa importante da Associação que reuniu seus técnicos e propôs essas diretrizes que agora passam a ser reconhecidos em todo o Estado de São Paulo.

O coordenador da CATI/CDRS, Alexandre Grassi, o coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Bianco, o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal, Afonso Marcos, e o diretor técnico do Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba, Luiz Henrique Barrochelo, acompanharam o ato de assinaturas.

O Campeonato Nacional da ABQM é uma das maiores competições oficiais da raça no país e começou no dia 11 de agosto. Os técnicos da Defesa Agropecuária da SAA estiveram no Parque para inspecionar os animais e fazer a inspeção no local para garantir o bem-estar Animal.

A Defesa constatou um alto grau de bem-estar dos animais participantes das provas da ABQM, que ocorrem em 18 modalidades, até o dia 22 de agosto.