Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
20/05/2022

Conservação do solo e canavicultura são temas de reunião do Grupo Fitotécnico de Cana

Atualizado em 20/05/2022 às 16h00

Na próxima terça-feira (24), o Grupo Fitotécnico de Cana do Instituto Agronômico (IAC) reúne-se para a realização de sua 3º reunião. O evento, que acontece no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, será no formato híbrido e está com inscrições abertas no link https://www.npct.com.br/ProgramaCanaIAC. Na ocasião, a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) será representada pelo engenheiro agrônomo Dr. José Osmar Bortoletti que falará, acompanhado da Dra. Isabella Clerici De Maria que representa o Instituto Agronômico, sobre a edição revisada do Boletim Técnico sobre conservação do solo na cultura da cana de açúcar.

Com programação que vai das 13h30 às 17h30, a reunião contará com painéis que abordarão questões envolvendo a conservação e o manejo do solo na cultura da cana de açúcar, com foco nos conceitos e orientações adotados pelos Grupos Sucroenergético no planejamento e sistematização das áreas e na adoção de técnicas conservacionistas.

Com papel importante para o desenvolvimento da agricultura paulista, a cultura canavieira é plantada em 23% das Unidades Produtivas Agrícolas do Estado de São Paulo e ocupa 38% da área agrícola toda do Estado, igualando-se a área de pastagens. Os dados são do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agrícolas do Estado de São Paulo (LUPA), coordenado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) nos anos de 2016/2017.

“O Boletim Técnico, escrito em 2016 por um Grupo de Trabalho composto por Técnicos da Defesa Agropecuária, CATI e Institutos de Pesquisa, em um momento de muitas mudanças no manejo da cultura canavieira, foi agora revisado. A contribuição da Defesa Agropecuária nesta reedição foi descrever a Legislação de Uso e Conservação do Solo e trazer as experiências resultantes dos projetos de conservação do solo agrícola, implantados com diferentes técnicas de conservação do solo, indicando quais condições estão apresentando resultados positivos no controle da erosão do solo nas várias regiões do Estado”, comenta Bortoletti.

Além dos painéis, o evento contará com arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de caridade.

Por Felipe Nunes

x