Facebook Twitter Youtube Flickr
23/08/2022

Coordenadoria de Defesa Agropecuária realiza reunião para alinhar atividades internas

Atualizado em 03/11/2022 às 16h46

Médicos-veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos de apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo reuniram-se entre os dias 21 e 22 de julho no Parque Tecnológico em São José do Rio Preto para uma reunião que tratou, entre outros assuntos, de planejamentos estratégicos e aspectos do trabalho diário.

Luis Fernando Bianco, Coordenador da Defesa Agropecuária, delineou o cenário atual da Coordenadoria abordando aspectos como despesas, disponibilidade de recursos, adequação das ações, lançamentos, o trabalho de acompanhamento, desacertos e correções, e mais alguns temas. Ele também citou as dificuldades diárias nas fazendas da Secretaria de Agricultura, além de falar de modo geral sobre o uso dos recursos para os serviços. “Temos que preservar a instituição e sempre prestar contas. É preciso saber as diferenças entre racionalizar e racionar”, observou.

Um dos aspectos enfatizados em sua fala foi o reforço da comunicação. Bianco mencionou as ações de comunicação interna e externa, e das dificuldades atuais por conta do período eleitoral. Por isso, a informação está sendo criada e estocada em muitas situações, conforme explicou. Outro ponto de destaque foi o fluxo de informação entre as regionais e a sede.

Segundo o coordenador da CDA, é muito importante a comunicação imediata entre a ocorrência e sua difusão. E junte-se a isso a sensibilidade da divulgação com a questão da urgência. “Um fato que pode ser um surto tem que ter um comunicado preparado pela área técnica para depois divulgar a informação corretamente”, argumentou.

Bianco finalizou sua apresentação falando do nível de comprometimento da equipe. “A coordenadoria se reinventa e se adequa às restrições, porque o sistema de defesa é desafiado constantemente”, expôs.

No primeiro dia fizeram apresentações o Coordenador, Luis Fernando Bianco, o Coordenador Substituto, Willian Alves Corrêa; e o Diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA), Affonso dos Santos Marcos.

No segundo dia de atividade (22), falaram aos participantes, o Diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA), Bruno Bergamo Ruffolo; o Diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV), Marlon Peres da Silva; Maristela Neves da Conceição que na ocasião representou o Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS); a Diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN), Maria Carolina Guido e Fabrício Rodrigues da Cruz, do Gabinete do Secretário.

Por Felipe Nunes

x