Defesa Agropecuária auxilia operação da Polícia Civil na região de Araçatuba
Médicos-veterinários da CDA estiveram presentes na ação
Créditos: Lázaro Jr - Hojemais Araçatuba
Representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), fator de segurança nacional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) da regional de Araçatuba foram acionados na madrugada desta terça-feira (8) para auxiliar a Polícia Civil durante a operação Sinuelo. Na ocasião, policiais civis deflagraram uma quadrilha especializada em crimes contra proprietários rurais em diversos munícipios da região.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandatos de busca e apreensão na área urbana e outros seis em propriedades rurais. Durante a operação foram apreendidas 110 cabeças de gado, duas armas de fogo, munições, dois carros, duas motos e um trator, que inclusive, já foi devolvido ao proprietário. Quatro pessoas foram presas.
De acordo com o delegado José Abonízio da Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a investigação teve início em janeiro, baseada em diversos registros de furtos nessas propriedades.
No local, estiveram presentes os médicos-veterinários Jesualdo Gonçalves Filho e Gabriel de Oliveira Santos, além do técnico agropecuário Hélio Soares da Silva, que na ocasião, auxiliaram na vistoria dos rebanhos apreendidos. “Além disso, verificamos extratos de movimentações dos rebanhos e contabilização física dos animais discriminando ainda faixa etária e sexo aparente”, disse Jesualdo.
De acordo com o delegado, outras pessoas estão sendo investigadas e novas etapas da operação devem ser realizadas nos meses seguintes.
Por Felipe Nunes