Facebook Twitter Youtube Flickr
05/12/2022

Defesa Agropecuária celebra Dia Mundial do Solo através de ações de conservação e preservação

Atualizado em 05/12/2022 às 09h23

Comemorado hoje, 5 de dezembro, o Dia Mundial do Solo, é a data que visa chamar a atenção para a importância de se preservar o recurso essencial para o meio ambiente e também para a atividade agropecuária. No Estado de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realiza a conservação e a preservação do solo agrícola estadual a partir de programas e ações específicas que visam contribuir para sua qualidade.

O constante monitoramento de áreas agrícolas acontece com o objetivo de minimizar os processos erosivos que possam existir, principalmente para as classes dos solos mais sujeitas ao processo, melhorando assim, sua capacidade produtiva.

A legislação conservacionista estadual (Lei 6.171/88), que tem caráter educativo, proporciona a correção das erosões e de outros tipos de degradação oferecendo aos agricultores autuados, não multas, mas orientações para a melhor manutenção do solo por meio de projetos técnicos implantados.

Dos pontos trabalhados nessa área, ao longo dos anos, pode-se destacar a recuperação e a implantação de práticas conservacionistas eficientes; preservação do solo e da água em parceria entre a Extensão Rural e Defesa Agropecuária no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH); conservação de mananciais; redução do índice de erosão do solo no território estadual pela aplicação da Legislação Conservacionista nesses 22 anos de trabalho da CDA, entre outros.

Para Oswaldo Julio Vischi Filho, engenheiro agrônomo Dr. e gerente do Programa Estadual de Uso e Conservação e Preservação do Solo Agrícola (PEUCPSA), o Dia Mundial do Solo é uma data a ser comemorada e divulgada para que haja a preservação desse importante recurso natural. “É no solo que surgem as nascentes, crescem as plantas que fornecem alimentos saudáveis, que resultam no bem estar da população”, comenta o gerente.

Por Felipe Nunes

x