Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Facebook Twitter Youtube Flickr
17/02/2022

Defesa Agropecuária fiscaliza a entrada e checagem de animais em evento equestre realizado em Bauru

Atualizado em 17/02/2022 às 00h00

Defesa Agropecuária fiscaliza a entrada e checagem de animais em evento equestre realizado em Bauru

A vigilância ativa é importante para salvaguardar o plantel paulista

A fiscalização da entrada e a checagem dos animais em eventos de concentração de animais é uma das competências da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Uma equipe formada pelos médicos-veterinários Luiz Henrique Barrochelo, Gustavo Campion e Antônio Meirelles, está atuando nesta atividade na 3ª etapa do XXV Campeonato, que está sendo realizada pelo Núcleo Bauruense do Quarto de Milha (NBQM), no Recinto Mello Morais, em Bauru, e vai até sábado, 19 de fevereiro.

O evento é uma prova de baliza e tambor promovido pelo NBQM, oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). São esperados cerca de 450 equinos provenientes de todo o Estado de São Paulo e de outros Estados da Federação.

“A fiscalização em eventos é de suma importância para salvaguardar o plantel paulista e um meio de se fazer uma ampla vigilância ativa em rebanhos, pois num único local temos uma amostragem do rebanho de quase todo Estado”, disse Barrochelo.

A Defesa Agropecuária no recinto está baseada em uma van equipada que proporciona uma melhor condição de trabalho e atendimento ao participante/proprietário dos animais. O veículo foi recentemente adquirido e entregue pelo vice-governador Rodrigo Garcia e pelo secretário Itamar Borges. Além da estrutura física, utilizam tablets e notebooks com internet móvel, o que proporciona estar conectado durante todo o tempo. Outros eventos seguirão o mesmo padrão de atuação.

Luís Fernando Bianco, coordenador da Defesa Agropecuária disse que “nosso Departamento de Trânsito e Análise de Risco promoverá em breve uma capacitação para cerca de 50 servidores do serviço oficial para atuar de forma padronizada em eventos e em fiscalizações volantes nos corredores sanitários e outras rodovias do Estado de São Paulo visando à proteção das fronteiras estaduais dentro do plano de retirada da vacinação contra a febre aftosa”.

Por Teresa Paranhos

x