Facebook Twitter Youtube Flickr
01/09/2022

Defesa Agropecuária participa da 11º edição do Congresso ANDAV

Atualizado em 03/11/2022 às 16h48

Tido como o principal ponto de encontro para novas conexões e atualização dos profissionais que atuam no setor da distribuição de insumos agropecuários, o Congresso ANDAV 2022 aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve presente. Na ocasião, representaram a CDA, a equipe técnica que integra o Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS).

Com grande foco no tema da sustentabilidade, o congresso contou com uma série de palestras que debateram diversos assuntos, entre eles, o compromisso ESG, sigla de Environmental, Social and Governance que em português significa ambiental, social e governança, tema em voga quando o assunto é responsabilidade social, ambiental e governamental dentro do âmbito empresarial, caso dos distribuidores de insumos agropecuários.

Além desta, outro destaque dentro da programação foi o “Dia Nacional do Campo Limpo”, programa de recolhimento e reciclagem de embalagens de insumos agropecuários. O “Sistema Campo Limpo”, que tem gestão do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) conta hoje com 400 unidades de recolhimento no país.

Criado pelo Instituto, o “Dia Nacional do Campo Limpo” é comemorado anualmente, com o propósito de reconhecer a participação dos membros do setor produtivo e os resultados alcançados no Brasil no recolhimento e reciclagem das embalagens de insumos.

Além da equipe do CFICS, esteve presente no congresso, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o qual destacou a importância da data para o país. “Nossa missão é divulgar as coisas boas que fazemos para que o mundo tenha conhecimento do que realizamos. Os produtores rurais são os grandes heróis do país”, comentou.

Hoje, o Brasil recolhe quase 100% de embalagens vazias de defensivos e para o secretário isso é resultado da consciência do produtor rural que não quer embalagens vazias enterradas na sua propriedade. Ele recordou que a Secretaria tem o programa Aplique Bem e que já foram treinados 77 mil agricultores que realizam o manuseio correto de defensivos agrícolas. A ação já atendeu 23 Estados.

Para Camila Ribeiro de Souza Grzybowski, diretora do CFICS, o Congresso contribuiu para a discussão, intercâmbio de informações e embasamento nas definições de estratégias para os mais variados setores e/ou cadeias produtivas envolvidas na utilização de agrotóxicos e afins e demais insumos agrícolas.

Por Felipe Nunes

x