Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária


Facebook Twitter Youtube Flickr
21/11/2022

Defesa Agropecuária participa de Oficina de Educação e Comunicação promovida por Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Atualizado em 21/11/2022 às 17h23

Promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de fortalecer o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) que promove, por via educativa, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários e seus derivados, aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Brasília, a 1º Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo esteve presente representada pelas médicas-veterinárias Maria Carolina Guido e Rosa Ferreira Odorizzi.

Na ocasião, Maria Carolina esteve como diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) e Rosa Odorizzi como integrante de Grupo de Trabalho que aborda o bem estar animal, além de diretora substituta do DECESUN.

Dividida em módulos, a oficina abordou temas como saúde humana, animal e ambiental, produção agropecuária, extensão rural, agricultura familiar, entre outros. Relatos de experiências em diversos Estados e trabalhos em grupo também foram propostos durante a atividade.

Para as representantes da CDA, participar da atividade foi gratificante, principalmente pela troca de experiências com as pessoas que efetivamente estão atuando e trabalhando com a pauta da educação através da comunicação. “As discussões foram muito ricas e poder participar da elaboração do Proesa nos enche de orgulho e por outro lado, é um novo desafio, pois serão diretrizes que irão nortear as ações da educação em saúde única”, comentou Maria Carolina.

Saúde Única

Saúde Única (One Health) é um conceito estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que representa uma visão integrada entre a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, considerando-as indissociáveis, reconhecendo que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana.

As interações ecológicas entre humanos e animais acontecem em diversos ambientes e de diferentes maneiras. Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de doenças entre homens e animais, as chamadas zoonoses. De acordo com a OIE, cerca de 60% das doenças humanas tem em seu ciclo a participação de animais, portanto, são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes.

Com o objetivo de disponibilizar informações aos profissionais, estudantes, produtores e publico em geral sobre assuntos relacionados à Saúde Única e a Defesa Agropecuária, tanto na área animal como vegetal, está disponível no site da CDA, material informativo acerca da Educação Sanitária. Saiba mais em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/educacao-sanitaria/.

Por Felipe Nunes

x