Defesa Agropecuária participa de simulado de combate à peste suína africana
Realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), aconteceu entre os dias 19 e 26 de novembro, em Presidente Getúlio (SC) o simulado de combate à peste suína africana (PSA). Com a participação de mais de 200 profissionais do serviço veterinário público e privado, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) foi representada pelo médico-veterinário Artur Felício, que atualmente, é gerente substituto do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS).
"Foi uma experiência engrandecedora ter participado desse exercício simulado representando a CDA. Tivemos condições de colocar em prática ações estratégicas e táticas do Plano de Contingência de PSA. Além da relevante rede de contatos estabelecida junto às Agências de Defesa Agropecuária e Superintendências do MAPA de vários Estados do país", disse Artur.
O treinamento teve como objetivo, capacitar e preparar as equipes para as mais diversas situações em caso de ocorrência da PSA, avaliando assim, a eficiência dos planos de contingência da doença.
Dentre as ações, visitas e interdição de propriedades rurais, desinfecção de veículos e atividades educativas, inspeção de animais com colheita de materiais para exames e fiscalizações de trânsito.
O simulado contou com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal, prefeitura de Presidente Getúlio, secretaria de Estado da agricultura, da pesca e do desenvolvimento rural, do Governo de Santa Catarina, Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, Sindicarne, Aincadesc. Além da participação da Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar de SC.
Por Felipe Nunes