Facebook Twitter Youtube Flickr
18/02/2022

Defesa Agropecuária promove ação em defesa da saúde pública e zela pela a oferta de alimentos seguros à população

Atualizado em 18/02/2022 às 00h00

Defesa Agropecuária promove ação em defesa da saúde pública e zela pela a oferta de alimentos seguros à população

A ação foi realizada em casas de carne e supermercados no município de Itaporanga

Na última quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022, o médico-veterinário Bruno César Ribeiro, Assistente Agropecuário e Diretor Substituto do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Avaré, forneceu apoio à equipe da Vigilância Sanitária Municipal de Itaporanga para inspeção de casas de carnes localizadas em açougues e supermercados daquele município.

Esta ação foi um desdobramento de outra ação realizada naquele município em 2020, pelo EDA de Avaré, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Vigilância Sanitária Municipal e a Vigilância Sanitária Estadual. Naquela ocasião, a equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, comandada pelo Diretor do EDA Avaré, César Moura, juntamente com técnicos dos outros órgãos, flagrou uma situação de abate clandestino na zona rural e, em sequência, houve a apreensão de 2.000 kg de carne sem procedência e sem inspeção sanitária em açougues e supermercados da zona urbana.

Diferentemente do ocorrido em 2020, na ação recém-executada não houve apreensão de produtos clandestinos e nem lavratura de qualquer auto de infração pela Defesa Agropecuária, pois não foram detectadas irregularidades. A mudança detectada na realidade de açougues e supermercados de Itaporanga reflete os principais objetivos da ação do corpo técnico da Coordenadoria de Defesa Agropecuária: defender a saúde pública e promover a oferta de alimentos seguros à população.

Em decorrência das ações de fiscalização e de outras ações com caráter de educação sanitária, realizadas pela Defesa Agropecuária, os consumidores de Itaporanga agora dispõem de produtos mais seguros para saúde ofertados em locais, açougues e supermercados, em melhores condições de higiene.

A Defesa Agropecuária também zela pela saúde do consumidor!

Por Teresa Paranhos

x