Defesa Agropecuária realiza ação para orientar comerciantes de mudas no CEAGESP
Com o objetivo de orientar comerciantes de mudas sobre os procedimentos necessários para a comercialização de mudas cítricas, equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) estiveram na madrugada do último dia 14 na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Na ocasião, engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários abordaram e informaram comerciantes de mudas de citros sobre a necessidade de cadastro e sobre as condições fitossanitárias necessárias para o exercício da atividade.
“Estamos aqui para o cumprimento da portaria da CDA e da resolução da secretaria que regulamenta a produção e o comércio desse tipo de mudas”, informou o engenheiro agrônomo Valentim Scalon, que também responde pela gerência do Programa Estadual de Sanidade na Produção de Materiais de Propagação. A legislação a que se refere o engenheiro agrônomo são, respectivamente, a Portaria CDA 17/2018 e a Resolução SAA 21/2018.
Ainda de acordo com Valentim, ações como essa são fundamentais, pois têm o papel de levar informação aos interessados. “A ideia é informar os interessados e para aqueles que comercializam mudas cítricas, se cadastrarem junto à Defesa Agropecuária e, principalmente, adquirirem mudas de locais cadastrados, com sanidade comprovada e que mantenham a condição fitossanitária, evitando assim, a disseminação de pragas”, completa.
Ao todo, foram abordados cerca de 20 comerciantes e uma autuação. “Não houveram apreensões ou destruição de mudas, uma vez que tratou-se de uma ação de conscientização”, informou o gerente.
Por Felipe Nunes