Facebook Twitter Youtube Flickr
03/11/2022

Defesa Agropecuária realiza seminário para debater agricultura regenerativa

Atualizado em 03/11/2022 às 15h10

Nos dias 22 e 23 de novembro a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realiza o “Seminário sobre Agricultura Regenerativa: Impactos possíveis do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças para o Cinturão Verde de São Paulo”. A atividade, que conta com o apoio da Fundação Agrisus, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) Campus Sorocaba, da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura de Ibiúna e da Regional de Sorocaba da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) acontece no auditório da OAB – Subseção Ibiúna, na Rua Sergio Alves Leite, 70, Jardim São Lucas, Ibiúna. A programação e as inscrições podem ser acessadas em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/inscricoes/?action=formlarioInscricoes&id_curso=154

Dividido nas partes teórico e prática, a atividade tem o objetivo de apresentar e divulgar a técnica do sistema de plantio direto de hortaliças aos agricultores e técnicos, visando o controle de erosão, uso racional da água e a sustentabilidade nas propriedades produtoras de hortaliças do cinturão verde de São Paulo.

A partir disso, pretende-se que a tecnologia do Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) possa ser uma contribuição que resultará na solução dos problemas graves de erosão e degradação do solo que ocorrem na horticultura convencional e também, transformar a horticultura paulista em sustentável.

“O cultivo de hortaliças no Estado de São Paulo, na maioria dos casos, segue um sistema convencional que consiste no encanteiramento (enxada rotativa), adição de matéria orgânica e fertilizantes químicos, controle de pragas com agrotóxicos e irrigação com sistemas convencionais. O preparo dos canteiros causam a desagregação e destruição estrutural do solo, configurando uma atividade degradadora do solo e consequentemente, do meio ambiente”, comenta Oswaldo Julio Vischi Filho, engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual de Uso e Conservação do Solo Agrícola (PEUCSA).

“A irrigação sem o devido cuidado e com a utilização de equipamentos obsoletos, causam erosão e consequentes danos às Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Diante do exposto, o Sistema de Plantio direto de Hortaliças é uma tecnologia que contribuirá para a solução dos problemas e também para transformar a horticultura paulista em sustentável”, completa Oswaldo.

Por Felipe Nunes

x