Facebook Twitter Youtube Flickr
24/06/2022

Equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária visita Indústrias de Agrotóxicos Biológicos

Atualizado em 29/06/2022 às 15h51

Técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) participaram nos últimos dias 20 e 21, de visitas a Indústrias de Produtos de Biológicos para controle de pragas e doenças de culturas agrícolas. O objetivo foi conhecer “in loco” a estrutura, as tecnologias de produção, os processos de controle de qualidade e os principais mecanismos de controle biológico.

O controle biológico de pragas e doenças agrícolas vem avançando no mundo todo e já é uma realidade no Brasil. Os agrotóxicos biológicos, também conhecidos como bioinsumos ou biodefensivos, são extremamente importantes como ferramenta de controle, tanto no manejo integrado de pragas na agricultura tradicional como nos cultivos orgânicos e agroecológicos. Por serem desenvolvidos a partir de ingredientes ativos naturais, os produtos biológicos contribuem para a sustentabilidade do “Agro”, já que esses produtos agem de maneira menos agressiva ao meio ambiente além de possuírem uma toxicidade menor do que os agrotóxicos tradicionais.

Durante os dois dias de visitas nas empresas Koppert, Bio Controle e Ballagro, nos municípios de Piracicaba, Indaiatuba e Piracaia respectivamente, os técnicos participaram de palestras e conheceram laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento e de Controle de Qualidade, assim como as demais instalações de produção, envase e armazenamento destes insumos. Os técnicos observaram ainda, o grande investimento em pesquisa e desenvolvimento, a contratação de mão de obra altamente qualificada e a complexidade dos processos de produção e de logística requeridos por este setor.

A Defesa Agropecuária ressalta a importância deste tipo de evento para o aprimoramento técnico das equipes e a interação entre órgãos governamentais e iniciativa privada na produção de um “Agro” mais sustentável.

Com informações do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS) da CDA

x