Facebook Twitter Youtube Flickr
27/05/2022

Fiscalização em divisa mobiliza veterinários, agrônomos e técnicos de apoio da Defesa Agropecuária

Atualizado em 30/05/2022 às 08h49

Crédito: Felipe Guerra

Ação aconteceu em fronteira com Minas e contou com efetivo policial

Entre os dias 24 e 26, aconteceu na Rodovia Percy Waldir Semeghini, km 605, no município de Ouroeste, divisa com o estado de Minas Gerais, uma mega operação envolvendo médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos de apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo e equipes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, do Policiamento Militar Áereo “Águia 5” e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) com o objetivo de identificar o transporte irregular de animais vivos, seus produtos, subprodutos e resíduos, vegetais e materiais de propagação.

Durante os três dias de ação, foram fiscalizados 86 veículos, 18 Guias de Trânsito Animal (GTAs), 644 bovinos, 6 equídeos, 130 toneladas de produtos de origem animal, 7 Permissões de Trânsito Vegetal (PTVs) e 250 toneladas de produtos de origem vegetal.

Diante dos números, sete auto de infrações animais e quatro vegetais foram emitidos por desconformidade com as legislações. Além disso, 12 toneladas de frutas (laranja, banana e limão taiti) foram apreendidas, uma vez que documentações que não condiziam com as cargas foram constatadas, e doadas para o Fundo Social de Solidariedade de Ouroeste.

Participaram da operação os médicos veterinários Felipe Guerra Gobbi, Elcio Rene Crepaldi, João Paulo Fernandes Buosi, Gustavo Scursoni Campion, Antonio Carlos de Meireles e João Gustavo Pereira Loureiro. Dentre os agrônomos estavam presentes Caio Ramos da Silva, Marcos Rogério Guimarães e Gilson Paiola. Acompanhados ainda dos técnicos de apoio agropecuário Maiquel da Silva Viel e Sergio Paulo Vieira, os quais representavam as regionais de Fernandópolis e Votuporanga.

“A principal importância da fiscalização de fronteiras é garantir a sustentabilidade do agronegócio paulista e realizar a manutenção do status fitozoosanitário do Estado de São Paulo, impedindo o ingresso de novas doenças e pragas ausentes no Estado, proporcionando a saudabilidade dos produtos consumidos pela população”, comenta o veterinário Felipe Guerra.

Além das divisas, a Defesa Agropecuária atua na fiscalização de viveiros, pomares e demais estabelecimentos que comercializem produtos de origem vegetal.

Por Felipe Nunes

x