Facebook Twitter Youtube Flickr
16/05/2022

Regularização de apicultores e empresas parceiras é tema de Palestra

Atualizado em 16/05/2022 às 14h54

Na próxima quinta-feira (19), a partir das 8h, médicas veterinárias da Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo estarão no município de Agudos para uma palestra que vai abordar procedimentos para regularização de apicultores e empresas parceiras que contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel na região.

A ação, aberta ao público e que conta com apoio da Bracell, empresa produtora de celulose instalada na região, acontece na Câmara Municipal de Agudos na Avenida Joaquim Ferreira Solto, 242, Centro. Na ocasião, Renata Taveira, gerente do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAB) e Maria Carolina Guido serão as veterinárias responsáveis por conduzir a palestra.

Dentre as pautas do encontro estão o PESAB, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município e também a regularização dos produtores que ainda exercem a atividade da apicultura de maneira informal. “Grandes empresas, caso da Bracell, exercem um importante papel social nas regiões onde estão instaladas. Elas estimulam os apicultores a se organizarem em associações e essas associações fazem os contratos com essas empresas produtoras de celulose. Dessa forma a atividade na região se desenvolve e os produtores conseguem regularizar suas atividades”, diz Renata.

“É um trabalho integrado que beneficia tanto a empresa, que cumpre seu papel social, quanto o produtor que regulariza sua atividade e tem sua área de pasto apícola assegurada. Para o Estado, os benefícios estão na possibilidade de quantificar o número de colmeias existentes, o número de apicultores e a rastreabilidade no caso da apicultura migratória”, comenta a veterinária.

Por Felipe Nunes

x