Facebook Twitter Youtube Flickr
26/08/2022

Seminário abordou técnicas para conservação de solo em municípios paulistas

Atualizado em 03/11/2022 às 16h47

Com o objetivo de apresentar a técnica de plantio direto de amendoim sobre pastagens como forma de solucionar problemas de erosão causados pelo cultivo do amendoim com manejo convencional na região de Marília e Tupã, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizou  no dia 17 de agosto, no auditório das Agrárias na Universidade de Marília (UNIMAR), o Seminário sobre Conservação do Solo na Bacia Hidrográfica Rio do Peixe. A atividade contou com o apoio da Universidade de Marília (Unimar), Núcleo Estadual de São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, da Cooperativa CASUL, Sindicato Rural de Marília, Coopercitrus e da Câmara Setorial do Amendoim.

Dentre os temas abordados estavam a Lei Conservacionista Paulista; o plantio direto de amendoim sobre pastagens; atualização da Câmara Setorial do amendoim; viabilidade econômica do cultivo na palha e o plantio de amendoim na região de Avaré. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, entre elas, profissionais e acadêmicos da área e produtores rurais.

“São áreas que passaram de degradadas para conservacionistas, inclusive, com a presença da fiscalização, há também a mudança de hábitos por parte dos produtores rurais”, comenta o engenheiro agrônomo Oswaldo Julio Vischi Filho, gerente do Programa Estadual de Fiscalização do Uso e Conservação do Solo (PEPUCTSA) sobre a lei conservacionista, a qual palestrou durante o seminário.

O evento foi realizado após um extenso trabalho de fiscalização iniciado pela Defesa Agropecuária em 2007 na bacia hidrográfica BH Rio do Peixe nos municípios de Vera Cruz, Ocauçu e Marília, onde mais de 53 mil hectares foram fiscalizados e as propriedades, a maioria delas ocupadas com pastagens, foram reabilitadas.

Foram responsáveis pelas palestras os convidados Oswaldo Júlio Vischi Filho representando a Defesa Agropecuária; Denizart Bolonhezi do Instituto Agronômico (IAC); Luiz Antonio Vizeu, presidente da Câmara Setorial do Amendoim; André Samir Uchelli e Mauricio Lou Daneluti da Cooperativa CASUL e Rubens Koudi Iamanaka que na ocasião, representou o Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Por Felipe Nunes

x