Servidores da Defesa Agropecuária recebem capacitação para atuação em fiscalizações volantes e eventos de concentração animal
Em ação conjunta com a Polícia Militar Rodoviária, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realiza, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, capacitação de seus servidores para atuarem na intensificação das fiscalizações volantes e também de eventos de concentração animal no Estado de São Paulo. As fiscalizações são a parte final do primeiro treinamento teórico-prático do Departamento de Trânsito e Análise de Riscos (DETRAR) e no período mencionado serão treinados 26 servidores, dentre Médicos Veterinários, Engenheiros Agrônomos e Técnicos de Apoio Agropecuário.
“Essas ações visam coibir o trânsito irregular de animais, vegetais e produtos de origem animal, e inibir irregularidades em eventos de concentração animal, além de capacitar os servidores da Defesa”, afirma Erika Ramos Mello, médica veterinária e diretora técnica do DETRAR.
As ações acontecem em divisas com o Estado de Minas Gerais nos municípios de Mococa, Casa Branca, Rifaina, Igarapava, Patrocínio Paulista e Cristais Paulista.
DETRAR
O DETRAR foi criado na ocasião em que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo passou por reestruturação feita pelo Decreto Estadual nº 66.417, publicado em 30/12/21.
“A criação do Departamento de Trânsito e Análise de Riscos era um anseio antigo da equipe da Defesa Agropecuária. Um departamento para se dedicar exclusivamente ao trabalho de pensar estrategicamente a proteção das fronteiras do estado de São Paulo, assim como criar procedimentos padronizados para fiscalização do trânsito de animais, seus produtos e subprodutos, vegetais e materiais de propagação e também dos eventos em que ocorre aglomeração de animais”, explica a diretora.
Por Felipe Nunes