Facebook Twitter Youtube Flickr
22/03/2023

Capacitação - Defesa Agropecuária realiza treinamento para habilitação de veterinários privados para emissão de GTA

Atualizado em 22/03/2023 às 09h22

Curso aconteceu em dois dias durante o XX Congresso de Ovos

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) realizou nos dias 14 e 15 de março, em Ribeirão Preto, capacitação para médicos-veterinários privados para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). A atividade aconteceu durante o XX Congresso de Ovos, realizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA).

No dia 14, o curso foi destinado às categorias de Aves o Ovos Férteis, Animais e Aves Silvestres, Animais de Laboratório e Animais Aquáticos. Já no dia 15, a capacitação voltou-se para os interessados em emitir o documento para animais Egressos de Eventos Agropecuários.

Palestras diversas foram ministradas visando as diferentes categorias, como os animais aquáticos


Segundo dia contou com apresentações específicas para Eventos Agropecuários

“Vocês serão um dos braços da Defesa Agropecuária. É uma atividade de extrema importância para que os trabalhos de emissão desses documentos funcionem com cada vez mais qualidade dentro do Estado de São Paulo”, comentou João Gustavo Loureiro, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Cadastro e Habilitação de Médicos-Veterinários Privados (PECHMVP), o qual atualmente, possui 6840 profissionais registrados.

Na grade horária da atividade, palestras que abordaram temas como ética na atuação do habilitado, bem-estar animal, doenças de notificação compulsória, sanidade e requisitos e normas para o trânsito de animais, além de uma apresentação do sistema informatizado de gestão de defesa vegetal e animal (GEDAVE).

Equipe de médicos-veterinários da CDA, responsável pelas palestras

No segundo dia, além destas, palestras direcionadas especificamente para eventos agropecuários, como por exemplo, GTA para bovídeos e a fiscalização da atuação do habilitado pelo serviço oficial.

Os certificados serão, dentro em breve, emitidos pela APA. De posse dos certificados, os profissionais devem buscar a sede da CDA Regional onde pretendem atuar e proceder com o pedido de habilitação para Emissão de GTA.

Abertura do Congresso

No dia 14, no período noturno, aconteceu à abertura do XX Congresso de Ovos e a Defesa Agropecuária foi representada por seu coordenador, o engenheiro agrônomo Luís Fernando Bianco. Na ocasião, Bianco dividiu a mesa com diversas autoridades, incluindo Érico Pozzer, diretor da APA.

Bianco representou a Defesa Agropecuária durante a abertura do XX Congresso de Ovos

Em sua fala, Bianco usou a oportunidade para lembrar: “Biosseguridade é o dever de casa”, relacionando o Congresso com a questão da Influenza Aviária.

“A CDA está preparada com materiais e servidores posicionados em todo o Estado. Temos treinado equipes e vamos treinar mais. Em outras palavras, a atenção é máxima”, afirmou.

Por Felipe Nunes

x