Exportação - Missão das Filipinas conhece o Serviço Veterinário Oficial de São Paulo com vistas à abertura de novo mercado para à importação de carne
Missão encerrou auditoria pelo país em Campinas
Na tarde desta quarta-feira (13), representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) receberam, na sede da CDA em Campinas, missão internacional da República Federativa das Filipinas, que esteve no Brasil entre 26 de novembro e 14 de dezembro para conhecer os Serviços Veterinários Oficiais (SVO’s) do país com vistas para importação de carne de frango, suína e bovina. Na ocasião, estiveram presentes apresentando ações de vigilância e os sistemas de monitoramento de sanidade animal, os médicos-veterinários Affonso dos Santos Marcos, Artur Felício, Paulo Blandino e Bruno Marinho.
Affonso dos Santos deu boas vindas aos filipinos
Estiveram presentes também, Eliana Lara e Regina D’Arce, auditoras representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Durante a passagem pelo país, os auditores visitaram propriedades rurais, frigoríficos, laboratórios oficiais do MAPA, serviços veterinários estaduais, terminais portuários e portos secos.
Em São Paulo, além da CDA, os auditores conheceram o Porto de Santos e o Aeroporto de Viracopos, além de visitarem granjas de aves nas regiões de Boituva e Cerquilho e também, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
Artur abordou ações relacionadas ao setor de suídeos e de bovinos
Na apresentação da CDA, foram apresentadas as ações específicas dos programas estaduais de sanidade dos suídeos, de sanidade avícola e do programa estadual de erradicação de febre aftosa.
Além das ações e legislações envolvidas nos programas, foi apresentado aos auditores o iDefesa, um sistema gerencial de informações das ações de defesa agropecuária, simulando uma sala de situação e que agrega informações dos diversos departamentos da área animal, vegetal e administrativo.
Trata-se de sistema dinâmico e que se encontra em desenvolvimento contínuo com o objetivo de concentrar ações de vigilância em diversas frentes para eventuais tomadas de decisões.
Paulo apresentou ações relacionadas ao Programa Estadual de Sanidade Avícola
A visita à CDA encerrou o roteiro da Missão internacional nos estados, ao termino da qual, os sistemas apresentados e a atuação do corpo técnico presente, recebeu elogios dos auditores e também do MAPA pelas informações apresentadas e respostas objetivas e técnicas aos questionamentos levantados.
“A Coordenadoria de Defesa de Defesa Agropecuária mais uma vez está de parabéns, mostrando que temos uma alta capacidade técnica institucional, fechando em alto nível a Missão no Brasil, que poderá abrir novos mercados aos produtores paulistas”, comenta Affonso dos Santos Marcos, médico-veterinário e diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA).
Bruno Marinho detalhou e apresentou o Sistema IDefesa
A missão se encerra com uma reunião final dos auditores internacionais com o MAPA, e com todos os estados envolvidos para apresentação do relatório com a decisão deliberada pelos representantes filipinos.
Por Felipe Nunes