Facebook Twitter Youtube Flickr
07/12/2023

Influenza Aviária - Durante reunião da Câmara Setorial de Ovos e Derivados, Defesa Agropecuária expõe ações de controle e prevenção contra a doença

Atualizado em 07/12/2023 às 16h40

Defesa Agropecuária explanou panorama atualizado sobre a Influenza Aviária

Na manhã desta quinta-feira (7), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve presente na reunião da Câmara Setorial de Ovos e Derivados e representou o poder público por meio da médica-veterinária Maria Carolina Guido, diretora do Departamento de Capacitação, Educação e Saúde Única (DECESUN). Na ocasião, a diretora do departamento expos aos presentes, representantes do setor produtivo e da Associação Paulista de Avicultura (APA), um panorama das ações de controle e prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no Estado de São Paulo.

“Nós da CDA optamos pela transparência total das informações a partir de um painel e das nossas redes sociais que estão sendo atualizadas diariamente com informações a respeito das ações de vigilância e de casos confirmados até o presente momento”, comentou Maria Carolina.

Em sua explanação, a veterinária reforçou aos presentes a importância do empenho por parte do setor privado no que diz respeito às ações de conscientização. “Caso a gente não trabalhe a questão da conscientização da população, não vamos conseguir manter a doença longe das criações comerciais”, argumentou.

Maria Carolina apresentou números e ações de prevenção e controle da doença

A partir da apresentação, José Carlos Faria Junior, coordenador das Câmaras Setoriais, informou a necessidade de, junto com a cadeia produtiva, organizar as ações de comunicação. “Vamos solicitar, a pedido da cadeia produtiva, uma reunião com a Secretaria de Comunicação (SECOM) e explicar a importância do tema, e reforçar as ações de comunicação para que tenhamos um alcance ainda maior”, disse.

“Precisamos informar a população, e atualizar os demais órgãos de governo sobre a dimensão do problema”, acrescentou o coordenador.

José Carlos participou da reunião de maneira remota ao lado de diversos representantes do setor

Além disso, a reunião foi palco para o início das tratativas para o “I Fórum Paulista de Influenza Aviária”, que a principio, deve acontecer em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, no  mês de abril. “É uma oportunidade em que queremos reunir todos os prefeitos do Estado para abordar um assunto em dimensão continental e não apenas concentrada no litoral, como está hoje”, frisou Cristina Nagano, presidente da Câmara Setorial.

Ademais, foram abordados na reunião, pautas como o Serviço de Inspeção Federal para ovos, criação de fundo indenizatório, transferência de ICMS, licença ambiental para granjas, entre outros.

Cristina Nagano, presidente da Câmara, conduziu os trabalhos

Panorama

Desde a detecção do primeiro foco de IAAP no Estado de São Paulo, em 03 de junho, foram inspecionados 150.101 animais, somando 923 ações de vigilância feitas de casa em casa. Foram realizados 202 atendimentos a notificações de suspeitas de ocorrência de influenza aviária, dos quais, foram diagnosticados 51 focos para Influenza Aviária de alta patogenicidade, com o acometimento de 89 aves.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) a partir da Defesa Agropecuária informa que em todo o Estado de São Paulo, ações de vigilância epidemiológica vêm sendo realizadas.

Todos os casos confirmados são em aves silvestres, o que mantém o status de livre da doença para a exportação, uma vez que a doença não foi detectada em granjas comerciais.

Ações de educação e distribuição de materiais informativos também fazem parte do pacote de medidas para o combate à doença. Divulgação em veículos de comunicação diversos, também estão entre as medidas.

Por ser uma zoonose, trabalhos de educação também vêm sendo desenvolvidos junto com outras instituições como Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, projetos de monitoramentos de praias, prefeituras municipais e ICMBIO.

Além disso, a CDA disponibiliza painel com atualização diária que pode ser acessado em https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNjI1MDVkMGEtODYwOS00OGQ5LTk1YWEtNTBlZTc4NDg3NGYwIiwidCI6IjNhNzhiMGNkLTdjOGUtNDkyOS04M2Q1LTE5MGE2Y2MwMTM2NSJ9

Por Felipe Nunes

x