Influenza Aviária - GEASE realiza treinamento em necropsia e colheita de material para atendimento às notificações de suspeitas
Com o objetivo de contribuir com as ações de vigilância contra a Influenza Aviária (IA), o Grupo Especial de Atendimento às Suspeitas de Enfermidades Emergenciais (GEASE) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), criado para pronta resposta à uma emergência zoossanitária, realizou entre os dias 22 e 23, treinamento prático para seu quadro de médicos-veterinários.
A atividade, que contou com o apoio do instituto Biológico de Descalvado, do Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ) e da Associação Paulista de Avicultura (APA) para sua realização, teve foco na realização de exame clínico, necropsia e colheita de material biológico para diagnóstico laboratorial das Síndromes Respiratórias e Neurológicas (SRN) das aves, com destaque para as atividades de vigilância passiva para Influenza Aviária.
Reunião para definição de sistema de coordenação do GEASE aconteceu na manhã do dia 23
Além do treinamento prático, os integrantes do GEASE reuniram-se na manhã do dia 23 com a proposta de instituir a utilização de um sistema de coordenação predefinido para a gestão e a coordenação da resposta à emergência para IA no Estado de São Paulo. “Assim, caso ocorra um foco da doença, todos os integrantes do GEASE já terão ciência de suas posições e atribuições”, comentou Luciano Lagatta, médico-veterinário responsável pelo GEASE.
Na ocasião, o grupo conseguiu definir algumas ações estratégicas tais como, atribuições e formatação das diferentes equipes que deverão atuar frente a ocorrência de um foco, assim como as equipes de vigilância veterinária, de controle de trânsito e de planejamento. “Isso nos permite uma articulação adequada das ações e o melhor aproveitamento dos recursos, otimizando os resultados, visando garantir maior eficiência no tempo de resposta a uma emergência para a IA”, acrescentou Lagatta.
Colheita de material para análise laboratorial ocorreu no período da tarde
Colheita de sangue também fez parte da atividade prática
Auxiliaram as atividades práticas, o professor da UniFAJ, o médico-veterinário Marcos Ivo acompanhado de sua equipe formada por Danilo Milan e Guilherme Baldissera. O Pesquisador Científico do Instituto Biológico de Descalvado, o veterinário Renato Luis Luciano, além dos médicos-veterinários Otávio Mariano e Pedro Luis, da APA. Participaram ainda, da atividade, Cláudia Miyaki, Daniele Ares Cavalcante, Maurício Martani e Fabio Paarmann, integrantes da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo (SFA-SP).
Professor Marcos Ivo foi um dos facilitadores do treinamento
Assim como o professor Renato Luis
“O GEASE tem como um de seus objetivos, o de promover a capacitação continuada de seus membros em ações de defesa sanitária animal voltadas à ocorrência de enfermidades emergenciais. Há a necessidade continua de desenvolver as habilidades e as competências necessárias para o conhecimento, identificação e prevenção de qualquer suspeita de doenças de notificação imediata, preparando-os para o uso dos programas oficiais de Defesa Sanitária Animal, na ocasião de alguma Emergência Sanitária que possa vir a ocorrer, especialmente a Influenza Aviária”, completou o responsável pelo Grupo Especial.
Equipe que realizou treinamento prático no dia 22
No segundo dia, mais uma equipe formada para atividades práticas no campus da UNIFAJ
Por Felipe Nunes