Facebook Twitter Youtube Flickr
30/03/2023

Influenza Aviária - MAPA suspende a realização de eventos de aglomeração de aves em todo Brasil

Atualizado em 30/03/2023 às 17h57

Concentração de aves em competições de canto, por exemplo, estão suspensas em todo o país (Crédito: Hugo Riani)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), publicou ontem, 29 de março de 2023 a PORTARIA MAPA Nº 57 que estabelece, em todo o território nacional, medidas preventivas em função do risco de ingresso e de disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade no país.

As medidas preconizadas na portaria são:

Suspensão, em todo território nacional, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.

Suspensão, em todo o território nacional, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades, e tem validade de 90 dias.

Diante da publicação da Portaria, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) irá suspender todos os eventos de concentração de aves já autorizados, assim como não irá autorizar novos eventos neste período.

A portaria pode ser acessada em http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mapa-n-572-de-29-de-marco-de-2023-473641140

Por Comunicação CDA

x