Inspeção - Defesa Agropecuária propõe parceria para criação de unidade de beneficiamento de mariscos em Ubatuba
Reunião aconteceu em Ubatuba e contou com a participação do Coordenador da CDA
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), através do seu coordenador, o médico-veterinário Luiz Henrique Barrochelo, esteve, no último dia 5, no município de Ubatuba, no litoral paulista, para reunião com representantes da prefeitura municipal e da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (AMESP). O objetivo da reunião foi propor à AMESP e à Prefeitura o apoio necessário para a regularização da inspeção higiênico-sanitária dos moluscos bivalves cultivados na região.
A proposta inclui o fornecimento de assessoria prévia no desenvolvimento do projeto de Unidade de Beneficiamento de Mariscos onde os mariscos serão inspecionados. “A maior dificuldade enfrentada para obter o registro de um estabelecimento no SISP é devida à apresentação do projeto contendo falhas na planta e nos fluxos do estabelecimento. Nós trabalharemos em conjunto neste desenvolvimento, para que o projeto seja feito de forma correta já na primeira vez. Isto encurtará o tempo de análise e facilitará o registro”, declarou Luiz Henrique Barrochelo.
Uma vez que AMESP e Prefeitura executem a parte que lhes cabe e o entreposto seja instalado e registrado sob a forma artesanal e com obtenção do selo ARTE para os produtos, os maricultores da região poderão comercializar seus mariscos inspecionados em todo o país.
Por Felipe Nunes