Mudas Cítricas - Defesa Agropecuária participa de abertura de Workshop sobre Sementes e Mudas e anuncia mudança em portarias
Coordenador da CDA compôs mesa de abertura
Realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) e voltado aos profissionais que atuam como Responsáveis Técnicos (RT’s) e produtores de sementes e mudas, teve início ontem (14), o Workshop “Sementes e Mudas”. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) esteve presente durante a cerimônia de abertura a partir de seu coordenador, o engenheiro agrônomo Luís Fernando Bianco.
Além de Bianco, participaram da solenidade de abertura, Alexandre Grassi, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Andréa Moura, representante da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-SP) e Danilo Tadashi, chefe de Divisão de Defesa Agropecuária (DDA) do MAPA.
Na ocasião, Bianco anunciou a publicação de quatro novas portarias (12, 13, 14 e 15 de 13/03/23) que visam facilitar e desburocratizar processos junto ao setor produtivo. “Embora essas portarias não regulem a vida do produtor, elas afetam, pois há diversas facilitações no sentido de modernizar as legislações e também nossos procedimentos”, disse o coordenador.
As portarias em questão estabelecem normas para o cadastramento de planta básica, planta matriz e planta fornecedora de sementes; normas para o cadastramento de depósito de muda de citros; cadastramento de viveiro para produção de muda de citros; cadastramento de borbulheira de citros e também, a metodologia para coleta de amostra em planta básica, matris, borbulheiras e plantas fornecedoras de sementes.
“São anúncios importantes que vêm na direção dos objetivos dos 100 dias de governo que visam a desburocratização e modernização das atividades de Defesa Agropecuária”, comenta Bianco.
Para saber mais sobre as legislações que direcionam as ações de Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/.
Por Felipe Nunes