No dia mundial do queijo, CDA destaca ações de inspeção no Estado para qualidade do produto
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo celebra nesta sexta-feira (20), o Dia Mundial do Queijo. Na data, destacam-se os serviços do Centro de Inspeção em Produtos de Origem Animal (CIPOA). “Trata-se de um produto nobre e valorizado pelas pessoas” comenta Thiago Izidoro, médico-veterinário e gerente de Registro de Estabelecimentos e Produtos Artesanais.
“Ele, o queijo, sempre fez parte de uma cadeia muito estruturada, muito ciente de sua artesania, de sua capacidade enquanto um produto artesanal”, acrescenta Thiago, ao falar sobre a produção artesanal do produto no Estado de São Paulo.
30 estabelecimentos são reconhecidos como queijarias artesanais e recebem frequentemente a fiscalização do CIPOA onde são verificados os procedimentos variados para a produção de queijos do tipo maturados, floridos, de massa semicozida, mole, entre outros.
Outra atuação do CIPOA é diretamente na inspeção dos processos envolvidos na produção do queijo no Estado. São conferidos, em cerca de 137 estabelecimentos que produzem o produto, condições físicas e estruturais do local onde a produção ocorre, temperatura de câmaras de maturação, condições de higiene, entre outros. “Tratam-se de práticas muito importantes que com a rotina do trabalho acabam necessitando de atualizações constantes”, diz o gerente.
A atuação da CDA na cadeia queijeira garante a inocuidade do produto e a saúde da população paulista que ao consumir o produto, pode estar sujeita à contaminações, infecções e/ou intoxicações alimentares, além de prevenir as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), enfermidades que possuem como modo de transmissão, a ingestão de um alimento que esteja contaminado.
Por Felipe Nunes