Parceria oferece curso para aplicação aeroagrícola remota a servidores da área vegetal
Luís Fernando Bianco, coordenador da CDA participou da aula inaugural do curso
Ofertado pela Mossmann – Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, servidores da área vegetal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo participam entre os dias 6 e 10, de curso para aplicação aeroagrícola remota. “Por ser uma área nova da fiscalização do uso e de empresas prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos, regulamentada pela Portaria MAPA n.º 298 de 22/09/2021, a oferta desse curso, vem de encontro aos interesses desta Coordenadoria, que prima pela capacitação e desenvolvimento de habilidades do seu corpo técnico”, comenta Fábio José Bengozi, engenheiro agrônomo e gerente do Programa Estadual do Uso de Agrotóxicos e Afins (PEUAA).
Ao todo, 50 servidores participam da atividade que tem como objetivo, capacitação para realização de fiscalização de empresas prestadoras na aplicação de agrotóxicos, bem como, aplicação por produtores rurais.
Em formato online, o curso é dividido em três módulos com diversos temas, dentre eles, características básicas das aeronaves remotamente pilotadas (ARPs), legislação sobre agrotóxicos no Brasil, toxicologia e uso de EPI, tecnologia de aplicação, preparo de calda, planejamento operacional, entre outros.
Ao final da grade, que tem carga horária de 28 horas, os servidores, engenheiros agronômos, passarão por avaliação para aprovação e obtenção de certificado.
Por Felipe Nunes