Facebook Twitter Youtube Flickr
08/02/2023

Produtos à base de Carbendazim ficam proibidos de serem comercializados a partir desta quarta-feira

Atualizado em 08/02/2023 às 19h26

Termina hoje (8), o prazo para que comerciantes de agrotóxicos, em todo o país, encerrem as vendas de produtos que contenham em sua composição, o ingrediente ativo Carbendazim. A partir do dia 9 de fevereiro, revendas agropecuárias que comercializarem produtos a base de Carbendazim, poderão sofrer as sanções legais por parte da fiscalização da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

A medida foi estabelecida pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 739/2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que publicou a proibição em agosto de 2022, com prazo de seis meses para que os comerciantes se adequassem.

A decisão teve como base, estudos que indicaram haver, em produtos formulados à base de carbendazim, evidências de carcinogenicidade ou, potencial para causar câncer, além de prejudicar a capacidade reprodutiva humana. Ainda de acordo com estudos realizados pela Agência Nacional, atualmente existem, com registro ativo no país, 41 produtos formulados e outros 33 técnicos à base da substância que passa a ser proibida.

“A RDC também estabelece que o produtor poderá utilizar os agrotóxicos adquiridos até o esgotamento do produto no campo ou até o final do prazo de validade” comenta Camila Ribeiro de Souza Grzybowski, engenheira agrônoma e diretora do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS).

Por Felipe Nunes

x