Programa Estadual de Sanidade das Abelhas inicia plano de vigilância ativa contra doenças e pragas
Colheitas foram realizadas em diversos apiários
Após reunião realizada no último dia 16, na qual foram apresentadas as diretrizes do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas (PESAb) para o ano de 2023, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a partir de seu programa, deu início ao seu plano de vigilância ativa. O plano tem o objetivo de verificar a ocorrência de duas pragas, sendo elas, a Varroa e a Aethina túmida. Além destas, a atividade visa o controle de doenças como a Nosemose, a Cria Pútrida Europeia (CPE) e a Cria Pútrida Americana (CPA) nas criações de abelhas Apis melífera dentro do Estado de São Paulo.
“A CPA nunca foi notificada em São Paulo e é considerada exótica no Brasil. As colheitas de material a campo já se iniciaram nas regionais de Piracicaba, Araçatuba, Lins e Taubaté, com a meta de 129 apiários a serem vistoriados até o final do ano em todo Estado”, comenta Renata Taveira, médica-veterinária e gerente do PESAb.
Fiscalização em apiário em Redenção da Serra, na região de Taubaté
Além das ações pontuais que deram início ao plano em diversas regiões, na semana passada, entre os dias 23 e 28, equipes da CDA estiveram na região de Taubaté, onde foram fiscalizadas, além das propriedades com apiários, indústrias que recebem produtos de origem animal (mel, própolis, pólen) para envase e manipulação.
Nestes locais, o principal objetivo é a conferência de que todos os fornecedores dessa matéria prima estejam cadastrados junto ao serviço de Defesa Agropecuária do Estado de origem, garantindo a qualidade e rastreabilidade do alimento a ser consumido pela população.
Fiscalização e orientação em estabelecimento SISP em Santo Antônio do Pinhal
“Uma empresa com registro federal (SIF), duas com SISP e uma registrada junto ao SIM do município de São José dos Campos receberam orientações para melhor controle de seus fornecedores e produtos”, diz a gerente do PESAb, que na ocasião, esteve acompanhada dos médicos-veterinários Gabriel Soares e Maria Carolina Guido.
Workshop
No sábado (28), a equipe da Defesa Agropecuária marcou presença no “Workshop de Meliponicultura e Apicultura de Taubaté”, realizado pelo Arranjo Produtivo Local de Apicultura Sustentável (APL) do Vale do Paraíba.
Van da Defesa esteve no local para atendimento a produtores
Na ocasião, Renata Taveira esteve na programação com palestra que abordou a “Saúde das Abelhas e Cadastro no GEDAVE”. “Participar desse workshop é uma oportunidade que há muito tempo a Defesa Agropecuária aguardava para atuar na região, então muito obrigada pelo convite”, disse a médica-veterinária.
Durante sua apresentação, a gerente do PESAb abordou, além do cadastro no GEDAVE, questões como a guia de trânsito animal (GTA), notificações de mortalidade, entre outras.
Palestra contou com participação do público
“Parabéns a todos os presentes, pois estar aqui mostra que vocês estão buscando por informação. Esse é o primeiro passo quando falamos em criação de abelhas”, ressaltou Renata.
Além da palestra, uma Van da Defesa Agropecuária esteve no local para atendimento aos apicultores e meliponicultores. Ao todo, foram realizados cadastros e diversas dúvidas puderam ser esclarecidas junto à equipe da CDA.
“Acho que tivemos uma semana bem proveitosa no que diz respeito à ação realizada. Conseguimos estar no campo orientando o produtor e também as empresas e além disso, fechamos com chave de ouro participando de mais um evento em que a Defesa foi convidada para participar”, analisa a gerente.
“Ter a Van movimentada durante todo o evento, mostra que o público está entendendo a importância do serviço e entendendo que a Defesa mais ampara a atividade do que penaliza. Os produtores estão começando a ver que o serviço fortalece a cadeia”, completa.
Atividades práticas também fizeram parte da programação
Por Felipe Nunes