Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos inicia revisão cadastral no litoral sul
Equipes do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAAq) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) estiveram entre os dias 6 e 10 de fevereiro, em Cananéia, no litoral sul do Estado, para dar início a atualização dos cadastros existentes de maricultores. “Esse levantamento faz parte do plano estadual de monitoramento de moluscos bivalves (PEMMOBI) que está sendo implementado em etapas. No litoral norte já foram feitas a revisão do cadastramento e georreferenciamento e agora estamos iniciando as atividades no litoral sul”, comenta Ieda Blanco, médica-veterinária e gerente do PESAAq.
Em Cananéia, especificamente, foram localizados para a verificação dos cadastros no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE), produtores de ostras, produto tradicional na região. Além disso, foram realizadas diversas reuniões com representantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária da Prefeitura municipal, com a APA Marinha/Fundação Florestal do Litoral Sul, Instituto de Pesca, Colônias de pescadores, Instituto de Pesquisas Ambientais, Coordenadoria de Assitência Técnica Intregral (CATI) e Reservas Extrativistas. “Foram reuniões proveitosas, incluindo uma ida a campo com o diretor do departamento de agricultura local, Carlos Cubas, para localização de cultivo de ostras, os quais serão agrupados em áreas e posteriormente, serão locais para colheita de materiais", relata a gerente do programa.
Ostra é produto tradicional no município de Cananéia
“Também fomos a uma piscicultura que produz alevinos de peixes redondos e visitamos as instalações de um estabelecimento de processamento desativado. A ideia a partir de agora, é orientar os locais a se organizarem para terem um local com registro em serviço de inspeção para que a produção possa ser encaminhada e regularizada por completo”, diz a médica-veterinária.
De acordo com cronograma, o PESAAq retorna ao litoral norte em março para atividades de colheita e monitoramento dos moluscos bivalves daquela localidade.
Por Felipe Nunes