28/12/2023

Sanidade Animal - Com apoio da Polícia Militar Ambiental, Defesa Agropecuária atende denúncia envolvendo comércio ilegal de aves na região Oeste do Estado

Atualizado em 28/12/2023 às 14h48

Bem estar animal encontrava-se totalmente comprometido

Na manhã desta quinta-feira (28), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) atendeu denuncia na região Oeste do Estado que versava a respeito do comércio ilegal de aves. Na ocasião, com o apoio do 2° Pelotão da 1ª Companhia, do 4° Batalhão da Polícia Militar Ambiental, foram constatadas a existência de aproximadamente 1000 aves no local, com 768 aves sem apresentação de Guia de Trânsito Animal (GTA).

O estabelecimento comercializava aves sem a devida autorização de manejo expedida pelo Sistema Integrado de Gestão de Fauna Silvestre (GEFAU).

Além da documentação, o bem estar animal das aves apresentava-se totalmente comprometido com gaiolas superlotadas, falta de água, sujidades no local e algumas espécies doentes.

Local não possuia autorização do Sistema Integrado de Gestão de Fauna Silvestre

O local teve a comercialização suspensa e a situação será acompanhada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental.

"Em tempos de ocorrência de focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), o trânsito e o comércio clandestino de aves, representam um risco muito grande à sanidade do plantel avícola do estado. Estas ações em parceria com a SEMIL e com a Polícia Militar Ambiental configuram uma ação importantíssima neste sentido também", comenta a gerência do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).

Por Felipe Nunes